Malu Fontes: 'Jéssica Senra na TV Bahia - A dança das cadeiras'

 

Foto: Divulgação

 

Vamos combinar que, independentemente dos resultados em termos de audiência, a TV Bahia deu um soco no meio do nariz da Record. E sangrou. A Record não tirou Patrícia Abreu do casting da TV Bahia? Pois bem, o tempo passou um bocadinho e o que a TV Bahia fez? Foi lá e comprou o passe de Jessica.

Patrícia Abreu é uma profissional de mão cheia? É, e ninguém duvida. Mas na TV Bahia ela não ocupava a função estratégica que

Jéssica Senra hoje ocupa na Record, nem de longe. Ou seja, perder Jéssica na tela é um golpe gigantesco para o casting da Record Bahia e hoje fica difícil imaginar uma profissional que desempenhe na emissora algo sequer próximo do papel que ela desempenhava. Não há essa jornalista no mercado local. Mariana Sena estava indo muitíssimo bem e logo agora, que ironia, a mandaram para Belém. A menina estava ótima e só não tem futuro se não quiser.

Agora, o pobre público das manhãs da Record vai ter que fazer o olhinho brilhar com os talentos e a estética de seu Valera, que, dizem, também está prestes a ir para casa curtir sua rica aposentadoria. E a dança das cadeiras da TV Bahia vai fazer muita gente cair. O moço que hoje está na TV não gosta de um magote de gente junta apresentando um telejornal. Vivia a perguntar por que tanta gente no estudo. Pessoas que erram demais ou que acham que são Greta Garbo em São Lázaro, provavelmente vão descobrir que a vida é muito mais real no Alto das Pombas.

Gente, na boa, sempre digo aos meus alunos e espero que a maioria tenha ouvido e continue a ouvir, quanto a isso. O lugar de vaidade que um emprego numa emissora ou empresa lhe proporciona não é seu. O talento é, vai com você aonde você for. Mas a vaidade e o deslumbramento são uma casca de banana podre que nunca falha nem surpreende. É uma casca previsível na qual você vai escorregar na porta de saída. Posições são temporárias e não são suas. São atribuídas por um dono, que, até mesmo por forças das circunstâncias do capitalismo e das oscilações do mercado, e nesse caso do Ibope, lhe retira num telefonema para a emissora vizinha e concorrente. Nesse mundo midiático dorme-se divando hoje e acorda-se amanhã como peça de reposição substituível. Portanto, novinhos, sejam vocês quem forem, vamos devagar com a altura do queixo, com o tamanho dos óculos escuros e com o carão nos espaços públicos. Nazaré Tedesco não já ensinou que se deve ter muito cuidado com escadas?

Sempre pensei nas razões pelas quais boa parte da redação do Correio* sempre chama a TV Bahia de “a prima rica”, por que tantos comentários sobre as alturas dos narizes “do povo da TV” no refeitório da Rede Bahia. Agora,  que os tempos são outros, muita gente vai sentir o quanto é osso calçar as sandálias da humildade. E não há mais prazo para aprender. Há na casa muita moça bonitinha e parecida uma com a outra que vai precisar se reinventar, não sei se lá, pois os números do Ibope e os tempos pós-Appel exigem resultados e enxugamentos. Quem tá lá  sabe disso.

O duelo entre a TV Bahia e a Record vai continuar. O Ibope de Bocão nesta segunda foi de 19 pontos, contra 15 do Bahia Meio Dia, sob o comando de Sodack e Silvana. Quando é o Globo Esporte que está no ar, o Ibope de Zé Eduardo sobe para 23 contra 13, um nocaute. Agora, a briga pela atenção dos telespectadores será entre ele e Jéssica, que deverá tocar sozinha o Bahia Meio Dia. Sossegado mesmo quem vive é Darino Sena, na TV Aratu, que assiste de camarote a disputa da Globo e da Record, confortável no seu Ibope na casa dos 5, 6 pontos.

ps: dizem que na Band e na TVE também haverá novidades

 

*Artigo da Jornalista e Professora Malu Fontes 

Outras notícias

ESPORTE

Bahia será o mandante no clássico contra o Vitória no Nordestão 2019

15 de Outubro de 2018

ESPORTE

Elenco do Bahia folga nesta segunda e se reapresenta na terça-feira

15 de Outubro de 2018

POLÍTICA

ACM Neto apresenta Centro de Convenções e Réveillon em São Paulo

15 de Outubro de 2018

NOTÍCIAS

Apenas 3,3% dos estudantes brasileiros querem ser professores

15 de Outubro de 2018

POLÍTICA

Bolsonaro diz que capitães vão mandar no Brasil

15 de Outubro de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TJ-BA aumenta vale-alimentação de servidores, juízes e desembargadores para R$ 1,1 mil 02 de Outubro de 2018

Supremo dá aval à terceirização irrestrita 31 de Agosto de 2018

Simone chora em último show sem Simaria: “Melhor coisa a se fazer” 01 de Outubro de 2018

Angela Maria, rainha do rádio, morre aos 89 anos 30 de Setembro de 2018