Greve: Salvador amanhece sem ônibus e passageiros enfrentam dificuldades com as alternativas

 

FOTO: REPRODUÇÃO

Com a greve dos rodoviários de Salvador iniciada a meia-noite, nesta quarta-feira (23), os passageiros da capital têm recorrido aos micro-ônibus do Subsistema de Transporte Complementar (Stec), veículos do transporte escolar, mototaxi, transporte por aplicativo, taxi e até mesmo vans clandestinas para chegarem às estações o Metrô e demais áreas.

Com o descumprimento da liminar da Justiça do Trabalho, que exigia que 50% da frota operasse entre as 5h e 8h, os soteropolitanos que arriscaram sair de casa estão sujeitos ao pagamento de valores altos de passagem para chegar ou sair de casa.

De acordo com o vice-presidente do sindicato da categoria, Fábio Primo, a entidade pediu à Justiça do Trabalho que obrigue as empresas de ônibus a definir a lista de trabalhadores que deverão colocar os 50% da frota nas ruas.

Apesar da situação, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, afirmou que o plano especial de contingenciamento de transporte, anunciado na terça-feira (22), está funcionando plenamente. “Tem mobilidade na cidade. Isso mostra que nosso plano de contingência está funcionando”, disse em entrevista à emissora de TV local.

A prefeitura esclarece que o valor da passagem precisa ser negociado entre o passageiro e o motorista, nos casos dos veículos de turismo e de transporte escolar, mas a taxa de R$ 3,70 deve ser garantida pelos demais.

Quem se sentir lesado por cobrança abusiva pode registrar o fato pelo telefone Fala Salvador, no número gratuito 156.

FOTO: REPRODUÇÃO

Para garantir uma frota de 1.600 veículos em um plano de contingência, o prefeito ACM Neto (DEM), recorreu, também, aos micro-ônibus do transporte alternativo de Lauro de Freitas, Simões Filho e Candeias, na Região Metropolitana, que reforçam a operação.

ÁREAS ATENDIDAS PELO ESQUEMA ESPECIAL DE TRANSPORTE:

1) Subúrbio/Ribeira/Valéria: Avenida Suburbana, BA-528, Calçada, Comércio, San Maertin, BR-324, Retiro, Barros Reis, São Caetano e Fazenda Grande do Retiro, tendo como destinos finais Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.

2) Boca da Mata/Cajazeiras/Cassange/Coração de Maria: Rótula da Feirinha, Águas Claras, Castelo Branco, BR-324, Estrada velha, Pau da Lima, São Marcos, São Rafael e Avenida Paralela, tendo como destino final Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.

3) Mussurunga/São Cristóvão/Orla: São Cristóvão, Itapuã, Praia do Flamengo, Aeroporto, Boca do Rio, Piatã, Patamares, Pituba, Rio Vermelho, Vasco da Gama, Ondina e Centenário, tendo como destinos finais Lapa, Barra, Praça da Sé e Iguatemi.

4) Cabula: Jardim Santo Inácio, Mata escura, Sussuarana, Tancredo Neves, Narandiba, Saboeiro, Pernambués e Cabula VI, tendo como destinos finais Barroquinha, Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.

5) Brotas/Centro: Luiz Anselmo, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Liberdade, Barbalho, IAPI, Santa Mônica, Pau Miúdo, Caixa D’Água e Pero Vaz, tendo como destinos finais Barroquinha, Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.

 

Outras notícias

NOTÍCIAS

Camargo Correa pode ter sido privilegiada em licitação da Linha 3 do metrô Salvador-Lauro

23 de Maio de 2019

NOTÍCIAS

Taxa voluntária em IPTU destinará recursos para políticas de proteção animal e ambiental em Salvador

22 de Maio de 2019

POLÍTICA

Juíza nega pedido de absolvição sumária de Elinaldo, acusado de comandar jogo do bicho

21 de Maio de 2019

ESPORTE

Felipe Gedoz desembarca em Salvador para realizar exames médicos e assinar com o Vitória

21 de Maio de 2019

NOTÍCIAS

Professores da Uneb decidem manter greve por tempo indeterminado

20 de Maio de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Justiça suspende leilão da Avianca marcado para amanhã 06 de Maio de 2019

Após mais de um ano sumido, Tiago Iorc lança álbum surpresa 05 de Maio de 2019

Leo Santana pede Lore Improta em casamento durante viagem a Dubai 25 de Março de 2019