Greve: Salvador amanhece sem ônibus e passageiros enfrentam dificuldades com as alternativas

 

FOTO: REPRODUÇÃO

Com a greve dos rodoviários de Salvador iniciada a meia-noite, nesta quarta-feira (23), os passageiros da capital têm recorrido aos micro-ônibus do Subsistema de Transporte Complementar (Stec), veículos do transporte escolar, mototaxi, transporte por aplicativo, taxi e até mesmo vans clandestinas para chegarem às estações o Metrô e demais áreas.

Com o descumprimento da liminar da Justiça do Trabalho, que exigia que 50% da frota operasse entre as 5h e 8h, os soteropolitanos que arriscaram sair de casa estão sujeitos ao pagamento de valores altos de passagem para chegar ou sair de casa.

De acordo com o vice-presidente do sindicato da categoria, Fábio Primo, a entidade pediu à Justiça do Trabalho que obrigue as empresas de ônibus a definir a lista de trabalhadores que deverão colocar os 50% da frota nas ruas.

Apesar da situação, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, afirmou que o plano especial de contingenciamento de transporte, anunciado na terça-feira (22), está funcionando plenamente. “Tem mobilidade na cidade. Isso mostra que nosso plano de contingência está funcionando”, disse em entrevista à emissora de TV local.

A prefeitura esclarece que o valor da passagem precisa ser negociado entre o passageiro e o motorista, nos casos dos veículos de turismo e de transporte escolar, mas a taxa de R$ 3,70 deve ser garantida pelos demais.

Quem se sentir lesado por cobrança abusiva pode registrar o fato pelo telefone Fala Salvador, no número gratuito 156.

FOTO: REPRODUÇÃO

Para garantir uma frota de 1.600 veículos em um plano de contingência, o prefeito ACM Neto (DEM), recorreu, também, aos micro-ônibus do transporte alternativo de Lauro de Freitas, Simões Filho e Candeias, na Região Metropolitana, que reforçam a operação.

ÁREAS ATENDIDAS PELO ESQUEMA ESPECIAL DE TRANSPORTE:

1) Subúrbio/Ribeira/Valéria: Avenida Suburbana, BA-528, Calçada, Comércio, San Maertin, BR-324, Retiro, Barros Reis, São Caetano e Fazenda Grande do Retiro, tendo como destinos finais Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.

2) Boca da Mata/Cajazeiras/Cassange/Coração de Maria: Rótula da Feirinha, Águas Claras, Castelo Branco, BR-324, Estrada velha, Pau da Lima, São Marcos, São Rafael e Avenida Paralela, tendo como destino final Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.

3) Mussurunga/São Cristóvão/Orla: São Cristóvão, Itapuã, Praia do Flamengo, Aeroporto, Boca do Rio, Piatã, Patamares, Pituba, Rio Vermelho, Vasco da Gama, Ondina e Centenário, tendo como destinos finais Lapa, Barra, Praça da Sé e Iguatemi.

4) Cabula: Jardim Santo Inácio, Mata escura, Sussuarana, Tancredo Neves, Narandiba, Saboeiro, Pernambués e Cabula VI, tendo como destinos finais Barroquinha, Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.

5) Brotas/Centro: Luiz Anselmo, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Liberdade, Barbalho, IAPI, Santa Mônica, Pau Miúdo, Caixa D’Água e Pero Vaz, tendo como destinos finais Barroquinha, Campo Grande, Barra e Iguatemi/Itaigara.

 

Outras notícias

POLÍTICA

TSE determina que Facebook e YouTube removam vídeos de Bolsonaro sobre suposto “kit gay”

16 de Outubro de 2018

ESPORTE

Vitória lança promoção de ingressos para jogo com o Corinthians

16 de Outubro de 2018

ESPORTE

Barcelona retira status de embaixador de Ronaldinho após apoio a Bolsonaro

16 de Outubro de 2018

ESPORTE

Bahia será o mandante no clássico contra o Vitória no Nordestão 2019

15 de Outubro de 2018

ESPORTE

Elenco do Bahia folga nesta segunda e se reapresenta na terça-feira

15 de Outubro de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TJ-BA aumenta vale-alimentação de servidores, juízes e desembargadores para R$ 1,1 mil 02 de Outubro de 2018

Supremo dá aval à terceirização irrestrita 31 de Agosto de 2018

Simone chora em último show sem Simaria: “Melhor coisa a se fazer” 01 de Outubro de 2018

Angela Maria, rainha do rádio, morre aos 89 anos 30 de Setembro de 2018