Prefeitura e Unicef dão início às ações da Semana do Bebê 2018

 

Foto: Reprodução

 

A base da vida. Esse é o mote da edição de 2018 da Semana do Bebê, celebrada na capital baiana entre 24 e 31 de agosto, que tem como tema o aleitamento materno. A Semana do Bebê é uma parceria entre a Prefeitura e o Unicef e, neste ano, tem como objetivo reforçar a mensagem de que a amamentação pode ser a chave para prevenir todas as formas de desnutrição, garantir a segurança alimentar, mesmo em tempos de crises, e quebrar o ciclo de pobreza.

“O leite materno é o alimento mais completo que existe para o recém-nascido. Protege de doenças respiratórias e imunológicas, além de prevenir alergias. O leite, ainda, é um forte aliado no combate à mortalidade infantil”, explica a Técnica de Saúde da Criança, Adriana Ferreira.

A abertura oficial da mobilização acontece nessa sexta-feira (24), a partir das 9h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal, localizado na praça Thomé de Souza. Durante a solenidade de abertura será apresentado o edital do Prêmio de Boas Práticas em Aleitamento Materno para instituições públicas, privadas e comunitárias que atuam no município.

Já no domingo (26), às 9h, centenas de mamães se reunirão no Parque da Cidade para um grande ‘Mamaço’. Durante o evento Mamando no Parque, rodas de conversas serão promovidas no intuito de esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno. Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar palestras e distribuição de material educativo nos postos de Salvador para sensibilização sobre a importância da amamentação.

No Brasil, não há porcentagem de mães que acreditam que a amamentação deva ser deixada de lado. Dados da Pesquisa Global Lansinoh Sobre Amamentação 2017 revelam que a maioria das brasileiras (41%) acreditam que um bebê deva ser amamentado por um período de 6 a 12 meses e 33% amamentaram por esse período. Exceto por questões pontuais, a maior parte das mulheres pode e deve amamentar seu bebê por 2 anos ou mais, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais atividades - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) também participa da semana especial. A pasta dá início ao concurso Bebê Show nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que vai até a quinta-feira (30). O objetivo da ação é assegurar a atenção e os cuidados adequados aos bebês atendidos nas instituições de Educação Infantil, criando espaços de diálogos com as famílias sobre a importância do aleitamento materno, o incentivo às vacinas e a frequência no CMEI.

Para ser um bebê show, a criança deve estar com o cartão de vacina completo, o mais frequente no CMEI e mais novo. O bebê selecionado receberá um kit de presente contendo um creme dental; uma escova de dente; um repelente; uma colônia alfazema; uma escova de cabelo; uma toalha de banho; uma camiseta da Semana do Bebê e um organizador. As ações envolvem ainda a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) e Secretaria de Política de Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Outras notícias

JURÍDICO

MPE lança aplicativo de celular para mapear casos de racismo na Bahia

16 de Novembro de 2018

SAÚDE

MPF pede que escolas cobrem carteira de vacinação de alunos

15 de Novembro de 2018

FAMOSOS

Ivete fala pela 1ª vez sobre ‘silêncio’ nas eleições: 'Política fazemos todos os dias'

15 de Novembro de 2018

ESPORTE

Com treino regenerativo, Bahia se reapresenta de olho no Atlético-MG

15 de Novembro de 2018

NOTÍCIAS

Em interrogatório, Lula diz que não pagou por reformas porque não era dono do sítio em Atibaia

14 de Novembro de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

MPE lança aplicativo de celular para mapear casos de racismo na Bahia 16 de Novembro de 2018

Fachin envia pedido de liberdade de Lula para 2ª turma 06 de Novembro de 2018

Ivete fala pela 1ª vez sobre ‘silêncio’ nas eleições: 'Política fazemos todos os dias' 15 de Novembro de 2018

Erika Januza é vítima de ataque racista: ‘Macaca e fedida’ 30 de Outubro de 2018