Justiça nega inquérito da PF que aponta inocência de brasileiros presos por tráfico internacional

FOTO: REPRODUÇÃO

O julgamento de três velejadores brasileiros presos há sete meses em Cabo Verde, na África, sob a denúncia de tráfico internacional de drogas, entrou no quarto dia de sessão nesta quinta-feira (15), na fase das alegações finais da defesa e da acusação.

A Justiça local, na sessão de quarta-feira (14), negou o pedido da defesa para que o inquérito da Polícia Federal brasileira, que aponta a inocência dos presos, fosse incluído nos autos.

Também foi negado o pedido da defesa para que o delegado da Polícia Federal e titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, em Salvador, André Rocha Gonçalves, pudesse ser ouvido na sessão por meio de viodeoconferência.

A Polícia Federal, que disse que não iria comentar a decisão da Justiça de Cabo Verde, por se tratar de assunto que envolve a soberania do país.

A defesa tinha a expectativa de que documentos enviados pela Polícia Federal do Brasil para o julgamento comprovassem que a tripulação do veleiro não teria como saber que a droga estava no barco. Para os parentes dos velejadores, a droga foi colocada no barco sem que eles soubessem. O dono da embarcação seria um inglês, conhecido como George Fox, que está sendo procurado.

JULGAMENTO

O julgamento dos brasileiros presos com mais de uma tonelada de cocaína na África, em 2017, teve início na segunda-feira (12), em Cabo Verde, onde eles estão custodiados. No primeiro dia, foram ouvidos Rodrigo Dantas e outro velejador baiano, Daniel Guerra, além do gaúcho Daniel Dantas e um francês, que estavam na embarcação.

Eles são acusados de tráfico internacional de drogas por suspeita de terem levado a droga no veleiro que pilotavam com destino à Ilha de Açores, em Portugal.

Os familiares dos velejadores, no entanto, afirmam que eles não sabiam que a droga estava no barco e acreditam na absolvição. Para eles, os velejadores foram vítimas de uma armação. O Itamaraty está acompanhando o caso.

Outras notícias

CIDADE

SOM ZERO: Barracas do Imbuí ficam impedidas de utilizar equipamentos de sonorização

24 de Abril de 2018

Medida provisória permanecerá até que os permissionários apresentem um projeto de adequação sonora viável para Prefeitura

POLÍTICA

Angelo Coronel recebe apoio de líderes evangélicos para postular vaga ao Senado na chapa majoritária de Rui Costa

23 de Abril de 2018

FAMOSOS

Nasce terceiro filho de Kate e do príncipe William

23 de Abril de 2018

POLÍTICA

PT registra aumento de filiações ao partido

23 de Abril de 2018

Após a prisão de Lula, a adesão em uma semana foi maior que a média mensal do partido

JURÍDICO

Gamil Foppel é cotado para disputar presidência da OAB Bahia

22 de Abril de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Gamil Foppel é cotado para disputar presidência da OAB Bahia 22 de Abril de 2018

Justiça estende prazo para Samarco fechar acordo sobre Mariana 21 de Abril de 2018

Nasce terceiro filho de Kate e do príncipe William 23 de Abril de 2018

Ivete prestigia show de Jorge Drexler na BA 18 de Abril de 2018