Justiça nega inquérito da PF que aponta inocência de brasileiros presos por tráfico internacional

FOTO: REPRODUÇÃO

O julgamento de três velejadores brasileiros presos há sete meses em Cabo Verde, na África, sob a denúncia de tráfico internacional de drogas, entrou no quarto dia de sessão nesta quinta-feira (15), na fase das alegações finais da defesa e da acusação.

A Justiça local, na sessão de quarta-feira (14), negou o pedido da defesa para que o inquérito da Polícia Federal brasileira, que aponta a inocência dos presos, fosse incluído nos autos.

Também foi negado o pedido da defesa para que o delegado da Polícia Federal e titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, em Salvador, André Rocha Gonçalves, pudesse ser ouvido na sessão por meio de viodeoconferência.

A Polícia Federal, que disse que não iria comentar a decisão da Justiça de Cabo Verde, por se tratar de assunto que envolve a soberania do país.

A defesa tinha a expectativa de que documentos enviados pela Polícia Federal do Brasil para o julgamento comprovassem que a tripulação do veleiro não teria como saber que a droga estava no barco. Para os parentes dos velejadores, a droga foi colocada no barco sem que eles soubessem. O dono da embarcação seria um inglês, conhecido como George Fox, que está sendo procurado.

JULGAMENTO

O julgamento dos brasileiros presos com mais de uma tonelada de cocaína na África, em 2017, teve início na segunda-feira (12), em Cabo Verde, onde eles estão custodiados. No primeiro dia, foram ouvidos Rodrigo Dantas e outro velejador baiano, Daniel Guerra, além do gaúcho Daniel Dantas e um francês, que estavam na embarcação.

Eles são acusados de tráfico internacional de drogas por suspeita de terem levado a droga no veleiro que pilotavam com destino à Ilha de Açores, em Portugal.

Os familiares dos velejadores, no entanto, afirmam que eles não sabiam que a droga estava no barco e acreditam na absolvição. Para eles, os velejadores foram vítimas de uma armação. O Itamaraty está acompanhando o caso.

Outras notícias

POLÍTICA

Haddad critica "silêncio absoluto" do TSE sobre suposta compra de mensagens de WhatsApp

19 de Outubro de 2018

POLÍTICA

Agências de mensagens e Flávio Bolsonaro são bloqueados no WhatsApp

19 de Outubro de 2018

ESPORTE

Bahia x Atlético-PR: venda de ingressos em pontos físicos abre neste sábado

19 de Outubro de 2018

POLÍTICA

Candidatos declaram gastos de R$ 3 mi com WhatsApp

19 de Outubro de 2018

NOTÍCIAS

Rede de trilhas de 18 mil km começa a ser construída no Brasil

19 de Outubro de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TJ-BA aumenta vale-alimentação de servidores, juízes e desembargadores para R$ 1,1 mil 02 de Outubro de 2018

Supremo dá aval à terceirização irrestrita 31 de Agosto de 2018

Bruna Marquezine confirma fim de namoro com Neymar 18 de Outubro de 2018

Aeronave que transportaria cantora Cláudia Leitte é interditada pela ANAC 18 de Outubro de 2018