Gamil Foppel é cotado para disputar presidência da OAB Bahia

FOTO/REPRODUÇÃO WHATSAPP 

Cotado como um dos pré-candidatos à presidência da OAB Bahia, o advogado e professor Gamil Foppel declarou que fica muito feliz e honrado com a lembrança em torno do seu nome para disputar o cargo, mas disse que não há possibilidade de candidatura até o momento, apesar do estímulo e apoio de um grupo de advogados que faz parte de um movimento de oposição a atual gestão da Ordem no Estado. “Eu não preciso de cargo para poder defender a causa da classe. Jamais gostaria de me perpetuar na OAB por 20 anos no cargo. Ninguém faz da OAB a sua vida, tanto é que temos uma vida fora da OAB. Ninguém precisa se lançar pré-candidato imediatamente. Vamos conversar com a classe e ouvir o que as pessoas querem, ouvir o que elas precisam para ver de que forma a gente pode ou não contribuir com isso. Se isso for a vontade da classe, no momento oportuno essa postura vai ser adotada e não precisa ter precipitação. Ainda é precoce nós abraçarmos a candidatura e participarmos do processo eleitoral”, esclarece.

Mesmo assim, Foppel ressaltou os problemas vivenciados pelos advogados no judiciário baiano, reafirmou o compromisso de lutar em defesa da prerrogativa dos advogados e defende o avanço da gestão da OAB Bahia em favor da dignidade e da valorização da imagem dos profissionais do Direito perante à sociedade, a exemplo da ação feita pela OAB São Paulo. “A OAB de São Paulo fez uma grande ação que envolve ações concretas sobre a atuação de advogados como estratégia de imagem para que as pessoas enxerguem que o papel do advogado não é defender tão somente o interesse particular e privado. A constituição diz que o advogado é altamente indispensável para a administração da justiça.  Não há justiça sem advogado e as pessoas devem enxergar em nós essa importância. Hoje, a gente tem uma visão errada e romanceada em algumas séries e novelas tratando o advogado com uma visão extrematizada e é importante que a Ordem resgate a dignidade do advogado perante a sociedade”, defende Foppel.

Para ele, movimentos como este ressaltam o valor do jovem advogado, que está tendo a oportunidade de se reunir, debater temas do seu interesse e demonstrar que merecemos mais espaço para contribuir com o processo de fortalecimento e valorização da classe.

Advogados em movimento por uma OAB melhor / Foppel e os demais advogados que fazem parte deste movimento destacaram a disposição e o empenho de todos os envolvidos na organização do encontro que abordou os problemas que afetam o trabalho dos advogados e advogadas. O advogado fez questão de frisar que essas dificuldades são possíveis de serem superadas e volta a defender uma OAB Bahia melhor na luta em resolver os problemas que envolvem a atuação dos profissionais no Estado.

Formação e capacitação continuada / Ao se intitular como ‘o advogado que dá aula’, Foppel pontuou que a Escola Superior do Advogado, uma das ações promovidas pela OAB Bahia, é fundamental para a formação profissional, uma vez que congrega os advogados em torno de temas importantes da advocacia para o aprimoramento e desenvolvimento das atividades profissionais. “Uma das coisas que me preocupa na OAB é a Escola Superior do Advogado, pois é necessário que tenha um fluxo de uma educação continuada, sobretudo para os colegas do interior. Como educador e professor, nós precisamos ter cursos viáveis e interessantes para que, de fato, a gente sempre aprimore e melhore a qualidade técnica dos colegas”, defende Foppel.

Outras notícias

ECONOMIA

Latam começa a cobrar passageiro pela marcação de assento no avião

19 de Julho de 2018

POLÍTICA

Após negativa de PR e PRP, Bolsonaro diz que o ‘seu partido é o povo’

19 de Julho de 2018

FAMOSOS

Simaria posta foto com irmã e anuncia 'retorno'

19 de Julho de 2018

ESPORTE

Vitória vence o Paraná e abre distância do Z-4

18 de Julho de 2018

CIDADE

SAMU 192 completa 13 anos de assistência em Salvador e Região Metropolitana

18 de Julho de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

STF SOLTA JOSÉ DIRCEU 26 de Junho de 2018

Câmara dos Deputados aprova projeto que permite advogado sem procuração ver processo eletrônico 15 de Maio de 2018

Simaria posta foto com irmã e anuncia 'retorno' 19 de Julho de 2018

Corte irá decidir se filhas de Menghan e Harry terão título Real 17 de Julho de 2018