Gamil Foppel é cotado para disputar presidência da OAB Bahia

FOTO/REPRODUÇÃO WHATSAPP 

Cotado como um dos pré-candidatos à presidência da OAB Bahia, o advogado e professor Gamil Foppel declarou que fica muito feliz e honrado com a lembrança em torno do seu nome para disputar o cargo, mas disse que não há possibilidade de candidatura até o momento, apesar do estímulo e apoio de um grupo de advogados que faz parte de um movimento de oposição a atual gestão da Ordem no Estado. “Eu não preciso de cargo para poder defender a causa da classe. Jamais gostaria de me perpetuar na OAB por 20 anos no cargo. Ninguém faz da OAB a sua vida, tanto é que temos uma vida fora da OAB. Ninguém precisa se lançar pré-candidato imediatamente. Vamos conversar com a classe e ouvir o que as pessoas querem, ouvir o que elas precisam para ver de que forma a gente pode ou não contribuir com isso. Se isso for a vontade da classe, no momento oportuno essa postura vai ser adotada e não precisa ter precipitação. Ainda é precoce nós abraçarmos a candidatura e participarmos do processo eleitoral”, esclarece.

Mesmo assim, Foppel ressaltou os problemas vivenciados pelos advogados no judiciário baiano, reafirmou o compromisso de lutar em defesa da prerrogativa dos advogados e defende o avanço da gestão da OAB Bahia em favor da dignidade e da valorização da imagem dos profissionais do Direito perante à sociedade, a exemplo da ação feita pela OAB São Paulo. “A OAB de São Paulo fez uma grande ação que envolve ações concretas sobre a atuação de advogados como estratégia de imagem para que as pessoas enxerguem que o papel do advogado não é defender tão somente o interesse particular e privado. A constituição diz que o advogado é altamente indispensável para a administração da justiça.  Não há justiça sem advogado e as pessoas devem enxergar em nós essa importância. Hoje, a gente tem uma visão errada e romanceada em algumas séries e novelas tratando o advogado com uma visão extrematizada e é importante que a Ordem resgate a dignidade do advogado perante a sociedade”, defende Foppel.

Para ele, movimentos como este ressaltam o valor do jovem advogado, que está tendo a oportunidade de se reunir, debater temas do seu interesse e demonstrar que merecemos mais espaço para contribuir com o processo de fortalecimento e valorização da classe.

Advogados em movimento por uma OAB melhor / Foppel e os demais advogados que fazem parte deste movimento destacaram a disposição e o empenho de todos os envolvidos na organização do encontro que abordou os problemas que afetam o trabalho dos advogados e advogadas. O advogado fez questão de frisar que essas dificuldades são possíveis de serem superadas e volta a defender uma OAB Bahia melhor na luta em resolver os problemas que envolvem a atuação dos profissionais no Estado.

Formação e capacitação continuada / Ao se intitular como ‘o advogado que dá aula’, Foppel pontuou que a Escola Superior do Advogado, uma das ações promovidas pela OAB Bahia, é fundamental para a formação profissional, uma vez que congrega os advogados em torno de temas importantes da advocacia para o aprimoramento e desenvolvimento das atividades profissionais. “Uma das coisas que me preocupa na OAB é a Escola Superior do Advogado, pois é necessário que tenha um fluxo de uma educação continuada, sobretudo para os colegas do interior. Como educador e professor, nós precisamos ter cursos viáveis e interessantes para que, de fato, a gente sempre aprimore e melhore a qualidade técnica dos colegas”, defende Foppel.

Outras notícias

POLÍTICA

Vereador dá ordem de serviço para recuperação de campos de futebol em Águas Claras e Novo Arvoredo

24 de Setembro de 2018

POLÍTICA

Haddad salta 6 pontos e Bolsonaro sobe para 28%, mostra pesquisa

21 de Setembro de 2018

SAÚDE

Saúde oferece assistência aos participantes da Maratona Salvador 2018

21 de Setembro de 2018

ESPORTE

Coreias entram em acordo por candidatura conjunta para Olimpíada de 2032

21 de Setembro de 2018

ENTRETENIMENTO

Produção do Salvador Fest divulga esquema especial de segurança para o evento

21 de Setembro de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Supremo dá aval à terceirização irrestrita 31 de Agosto de 2018

STJ impede Ciro de visitar Lula na prisão 24 de Agosto de 2018

Ivete Sangalo e Daniel Cady batizam filhas, Marina e Helena, em Salvador 17 de Setembro de 2018

Simone anuncia pausa em shows após Simaria passar mal: 'Fazendo novos exames por conta da doença' 16 de Setembro de 2018