Fachin envia pedido de liberdade de Lula para 2ª turma

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin, relator dos processos da Operação Lava Jato, encaminhou nesta terça-feira (6) um despacho à Segunda Turma da Corte, no qual pede a análise do recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual os advogados levantam a suspeição do juiz Sérgio Moro e pedem a anulação do processo do tríplex do Guarujá e a liberdade para Lula.

No despacho, o ministro ainda deu prazo de cinco dias para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná prestem esclarecimentos sobre a tese de suspeição de Moro, levantada pelos advogados.

Além do próprio ministro Edson Fachin, a 2ª Turma do STF é composta pelos ministros Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

Este último recurso foi apresentado ao STF após o ministro Sérgio Moro aceitar o convite feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça em seu futuro governo. Moro é responsável pela condenação de Lula e pela pena de 12,7 anos de reclusão. A defesa alega dupla militância de Moro e acusa o juiz de ter influenciado, com sua atuação, no processo eleitoral de 2018.

“Segundo recentes revelações, já públicas e notórias, [Moro] mantinha contato com a alta cúpula da campanha do presidente eleito – que, por seu turno, manifestou desejo de que o Paciente venha a ‘apodrecer na cadeia'”, ressaltam os advogados.

Outras notícias

ESPORTE

Bahia oficializa a contratação do atacante Lucca

15 de Julho de 2019

POLÍTICA

PSB abre processo sobre deputados que apoiaram reforma da Previdência

15 de Julho de 2019

11 parlamentares contrariaram orientação do partido e apoiaram projeto. Código de ética da sigla prevê desde simples advertência até expulsão.

POLÍTICA

CPI de Brumadinho na ALMG convoca funcionários de empresas terceirizadas da Vale

15 de Julho de 2019

Deputados convocaram cinco pessoas para depor na comissão que investiga o rompimento da barragem em 25 de janeiro deste ano.

NOTÍCIAS

TJ-BA julgará anulação do júri de Kátia Vargas no próximo dia 31 de julho

15 de Julho de 2019

POLÍTICA

ACM Neto sanciona lei do “built to suit” para permitir locação de imóveis pela prefeitura

15 de Julho de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Justiça suspende leilão da Avianca marcado para amanhã 06 de Maio de 2019

Após mais de um ano sumido, Tiago Iorc lança álbum surpresa 05 de Maio de 2019

Leo Santana pede Lore Improta em casamento durante viagem a Dubai 25 de Março de 2019