Fachin envia pedido de liberdade de Lula para 2ª turma

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin, relator dos processos da Operação Lava Jato, encaminhou nesta terça-feira (6) um despacho à Segunda Turma da Corte, no qual pede a análise do recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual os advogados levantam a suspeição do juiz Sérgio Moro e pedem a anulação do processo do tríplex do Guarujá e a liberdade para Lula.

No despacho, o ministro ainda deu prazo de cinco dias para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná prestem esclarecimentos sobre a tese de suspeição de Moro, levantada pelos advogados.

Além do próprio ministro Edson Fachin, a 2ª Turma do STF é composta pelos ministros Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

Este último recurso foi apresentado ao STF após o ministro Sérgio Moro aceitar o convite feito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça em seu futuro governo. Moro é responsável pela condenação de Lula e pela pena de 12,7 anos de reclusão. A defesa alega dupla militância de Moro e acusa o juiz de ter influenciado, com sua atuação, no processo eleitoral de 2018.

“Segundo recentes revelações, já públicas e notórias, [Moro] mantinha contato com a alta cúpula da campanha do presidente eleito – que, por seu turno, manifestou desejo de que o Paciente venha a ‘apodrecer na cadeia'”, ressaltam os advogados.

Outras notícias

CIDADE

Festa de aniversário de Salvador terá desfile de Ivete Sangalo na Barra

19 de Março de 2019

Programação é gratuita e tem eventos entre os dias 21 e 31 de março. Cajazeiras, Periperi e Rio Vermelho terão apresentações.

POLÍTICA

'Até quando o Rui Cost vai fechar os olhos para o quintal dele? ', questiona Marcelle Moraes sobre condições dos animais

18 de Março de 2019

POLÍTICA

Morre Epifânio Marques Sampaio, ex-prefeito de Muritiba

18 de Março de 2019

POLÍTICA

Bolsonaro recua e deve tratar da reforma da Previdência com ACM Neto

18 de Março de 2019

NOTÍCIAS

Altura da ponte Salvador-Itaparica é reduzida de 125 para 85 metros e preocupa setor náutico

18 de Março de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Moro vai ao Congresso entregar Projeto de Lei Anticrime 19 de Fevereiro de 2019

Rosa Weber pede manifestação de ministro da Educação sobre entrevista 15 de Fevereiro de 2019

Conta de Bruna Marquezine no Instagram é desativada em meio a postagens de carnaval 05 de Março de 2019

Ivete se fantasia e curte Carnaval como foliã em Salvador 05 de Março de 2019