STF julga nesta semana ação para criminalizar homofobia

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar quarta-feira (13) uma ação protocolada pelo PPS para criminalizar a homofobia, que é caracterizada pelo preconceito contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais). O processo tramita na Corte desde 2013 e será relatado pelo ministro Celso de Mello.

FOTO: REPRODUÇÃO

Na sessão, os ministros devem definir se o Supremo pode criar regras temporárias para punir agressores do público LGBT, devido à demora da aprovação da matéria no Congresso Nacional. Pelo atual ordenamento jurídico, a tipificação de crimes cabe ao Poder Legislativo, responsável pela criação das leis.

O crime de homofobia não está tipificado na legislação penal brasileira. Nos casos envolvendo agressões contra homossexuais, a conduta é tratada como lesão corporal, tentativa de homicídio ou ofensa moral.

No entendimento do partido, a minoria LGBT deve ser incluída no conceito de "raça social" e os agressores punidos na forma do crime de racismo.

"O heterossexismo social constitui uma ideologia racista e, portanto, a homofobia e a transfobia constituem-se ideologias/condutas tipicamente racistas por serem decorrências do racismo heterossexista", argumenta o partido.

Levantamento recente, divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), mostrou que em 2017 foi registrado o maior número de mortes relacionadas à homofobia desde que o monitoramento anual começou a ser feito pela entidade, há 38 anos. Naquele ano, 445 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs) foram mortos por homofobia. 

Outras notícias

SAÚDE

Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira

22 de Abril de 2019

ESPORTE

Bahia é o campeão baiano 2019

21 de Abril de 2019

CIDADE

Multinacional inglesa deve abrir lojas de alimentação no aeroporto de Salvador

20 de Abril de 2019

FAMOSOS

Funkeiro MC Sapão será enterrado esta tarde, no Rio

20 de Abril de 2019

ECONOMIA

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado de R$ 60 milhões

20 de Abril de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Temer e filha viram réus por lavagem de dinheiro em SP 04 de Abril de 2019

Moro vai ao Congresso entregar Projeto de Lei Anticrime 19 de Fevereiro de 2019

Funkeiro MC Sapão será enterrado esta tarde, no Rio 20 de Abril de 2019

Whindersson Nunes desabafa e deixa fãs preocupados 'Não sinto vontade de viver' 13 de Abril de 2019