Ataque à Síria “não ficará sem consequência”, diz embaixador russo nos EUA

FOTO: REPRODUÇÃO

O embaixador da Rússia nos EUA, Anatoly Antonov, disse neste sábado (14) que o ataque liderado por EUA, Reino Unido e França contra alvos na Síria "não ficará sem consequências" e que "insultar o presidente da Rússia é inaceitável e inadmissível".

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse por declaração que o ataque foi um "ato de agressão dos EUA e seus aliados" e que os russos "estão ajudando a legitimar um governo que luta contra o terrorismo" na Síria. Ele também diz que o ataque irá "piorar a catástrofe humanitária" no país.

Segundo Donald Trump, os bombardeios atingiram instalações de produção de agentes tóxicos e foram uma represália ao suposto ataque químico que matou 40 pessoas na semana passada na Síria.

Mais cedo, o Kremlin já havia dito que as imagens do suposto ataque com armas químicas na Síria foram forjadas. O chanceler russo, Sergei Lavrov, afirma ter "dados irrefutáveis que o episódio foi uma montagem criada pelo serviço secreto de países que estão na dianteira de uma campanha anti-Rússia".

 

CONDENAÇÕES

Os ataques também foram alvo de críticas de outros países. O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, disse que os líderes dos EUA, França e Reino Unido "são criminosos". Ele falou em encontro com autoridades iranianas e embaixadores de países islâmicos.

No Reino Unido, a primeira-ministra da Escócia Nicola Sturgeon disse que ataques aéreos não resolvem a situação na Síria e que a política externa britânica deve ser definida pelo parlamento, não pelo presidente dos EUA. Já Jeremy Corbyn, líder do partido trabalhista britânico, disse que o ataque aéreo é "legalmente questionável".

Outras notícias

SAÚDE

Sobe para 20% cobertura vacinal contra pólio e sarampo em Salvador

18 de Agosto de 2018

JURÍDICO

Dr. Bumbum tem prisão preventiva decretada e mãe será solta

18 de Agosto de 2018

NOTÍCIAS

PM realiza uma das maiores apreensões de lagosta clandestina da história no sul da Bahia

18 de Agosto de 2018

POLÍTICA

Meirelles, Marina e Amoêdo defendem decisão rápida sobre registro de Lula

17 de Agosto de 2018

ESPORTE

Bahia perde para o palmeiras e dá adeus a Copa do Brasil

16 de Agosto de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Dr. Bumbum tem prisão preventiva decretada e mãe será solta 18 de Agosto de 2018

Justiça determina que sindicato encerre greve dos servidores municipais 10 de Agosto de 2018

Demi Lovato cancela shows no Brasil para focar em sua recuperação 09 de Agosto de 2018

Carlinhos Maia: O brasileiro mais assistido no 'stories' do Instagram 02 de Agosto de 2018