Trump flexibiliza sobretaxa do aço e beneficia Brasil, Argentina e Coreia do Sul

FOTO: REPRODUÇÃO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após ser pressionado pela indústria americana, anunciou, na noite desta quarta-feira (29), que vai aliviar as cotas de importação de aço e alumínio que excedam as cotas livres do pagamento das sobretaxas impostas pelo governo em março.

A decisão de flexibilizar a tarifa, publicada no portal da Casa Branca, segundo o G1, beneficia Brasil, Argentina e Coreia do Sul.

Com isso, as empresas americanas que comprarem aço do Brasil não vão precisar pagar 25% a mais sobre o preço original, caso comprovem falta de matéria-prima no mercado interno.

Em março, o presidente americano impôs tarifa de 25% às importações de aço e de 10% às de alumínio alegando questões de segurança nacional. A decisão desencadeou uma série de retaliações pelo mundo e adoção de salvaguardas por outros países e blocos.

Na ocasião, a indústria brasileira classificou a sobretaxa à importação de aço e alumínio, na ocasião, como medida de 'injustificada e ilegal' e com potencial de provocar "dano significativo" para as siderúrgicas instaladas no Brasil, uma vez que o Brasil é o segundo maior fornecedor de ferro e aço dos Estados Unidos.

Um relatório foi apresentado ao presidente pelo Departamento de Comércio informando que as empresas do país estavam sofrendo com a falta de matéria-prima.

“As empresas podem solicitar exclusões de produtos com base na quantidade insuficiente ou na qualidade disponível dos produtores de aço ou alumínio dos EUA. Nesses casos, uma exclusão da cota pode ser concedida e nenhuma tarifa seria devida”, diz o comunicado da Casa Branca.

A sobretaxa do aço foi um dos primeiros capítulos da guerra comercial de Trump. Visando a atingir sobretudo a China, o governo americano impôs uma regra geral e, aos poucos, renegocia com cada país.

Outras notícias

NOTÍCIAS

MP-BA denuncia suspeito de matar mestre de capoeira Moa do Katendê

18 de Outubro de 2018

SAÚDE

Prefeitura amplia unidades de referência para vacinação de BCG e raiva humana

18 de Outubro de 2018

Estabilização do estoque de vacinas, garantiu a ampliação das unidades de referência para oferta dos imunobiológicos

POLÍTICA

Bolsonaro e Haddad assinam termo de compromisso à Constituição

18 de Outubro de 2018

SAÚDE

SMS realiza mamografias gratuitas nos dias 21 e 22 no bairro de Periperi

18 de Outubro de 2018

POLÍTICA

Caixa 2: Haddad e partido de Ciro vão à Justiça para cassar chapa de Bolsonaro

18 de Outubro de 2018

Eles apontam crimes eleitorais em suposta ação de empresários para custear mensagens anti-PT e fake news; impugnação é possível, dizem especialistas

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TJ-BA aumenta vale-alimentação de servidores, juízes e desembargadores para R$ 1,1 mil 02 de Outubro de 2018

Supremo dá aval à terceirização irrestrita 31 de Agosto de 2018

Aeronave que transportaria cantora Cláudia Leitte é interditada pela ANAC 18 de Outubro de 2018

Simone chora em último show sem Simaria: “Melhor coisa a se fazer” 01 de Outubro de 2018