Oito dicas na hora de comprar os presentes das mamães

FOTO: REPRODUÇÃO

O corre-corre de compras dos presentes para o Dia das Mães movimenta os centros comerciais, lojas, sites e comércio informal, que ganham, e muito, com as vendas nesta época do ano. Cuidado e atenção na hora de adquirir os produtos diminuem as chances de dores de cabeça no caso da necessidade de trocas, prazos de entrega, confiabilidade do fornecedor, dentre outros.

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), continua com a Operação Dia das Mães até sexta-feira (11), observando se os estabelecimentos comerciais têm exibido corretamente os preços e vendido os itens pelos valores apresentados nos encartes, além de verificar se o exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) está disponível para os clientes, entre outros pontos.

As ações foram iniciadas no último dia 2 nos shopping centers Lapa e Piedade e, até o fim da operação, cerca de 400 estabelecimentos serão inspecionados em toda a cidade. O foco desta fiscalização são as joalherias, perfumarias, restaurantes, salão de beleza, floricultura, lojas de eletrodomésticos, calçados, roupas e acessórios.

Veja oito dicas da Codecon na hora das compras:

1 - Verificar se o produto encontra-se em perfeito estado de uso e consumo. A loja não é obrigada a efetuar a substituição dos produtos que não apresentem vicio/defeito de fabricação. Assim, quando o problema, por exemplo, for em razão apenas de tamanho, cor ou modelo que não agradou, o estabelecimento não está obrigado a efetuar a troca.

2 - Na escolha de perfumes ou cosméticos nacionais ou importados, o consumidor deve verificar se a embalagem contém todas as informações sobre os produtos em língua portuguesa como: instruções de uso; características; registro no órgão competente; prazo de validade; composição; volume/quantidade; condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.

3 - Para exercer o direito a troca, é importante que o consumidor mantenha a etiqueta do produto e guarde a nota fiscal.

4 - No caso de celulares e smartphones, os aparelhos devem ser sempre adquiridos em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e habilitação. O produto deve estar lacrado e dentro da embalagem original e possuir uma rede autorizada para assistência técnica, manual de instrução e o termos de garantia contratual.

5 - No ato da compra, o consumidor deve estar atento aos produtos em exposição. Todos os itens devem apresentar seus preços de forma clara e ostensiva. Se existe opção de parcelamento, a mercadoria deve contar os dois preços: o total à vista e com as parcelas.

6 - É possível o fornecedor fazer a diferenciação de preço em razão da modalidade de pagamento (se cartão ou em espécie), desde que o consumidor seja previamente informado sobre essa diferença de preço, através de cartazes afixados de forma visível ao consumidor.

7 - Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, internet...), exija o comprovante da data de entrega que foi combinado. O prazo de desistência da compra realizada fora do estabelecimento comercial é de sete dias, a contar do recebimento do produto ou assinatura do contrato, sem qualquer custo para o consumidor.

8 - É necessário verificar também a idoneidade da empresa que vende pela internet e checar antes se a loja informa seu CNPJ e os canais de contato como: endereço, telefone ou e-mail. Qualquer irregularidade cometida pelos estabelecimentos comerciais pode ser denunciadas através do Fala Salvador, no número 156, ou pelo aplicativo Codecon Mobile, disponível nas plataformas iOS e Android. Por meio do app, o cidadão tem fácil acesso à localização dos postos de atendimento do órgão, além do acompanhamento das principais notícias voltadas a assuntos sobre relação de consumo, acesso ao CDC e demais legislações do setor – seja municipal, estadual ou federal – e ainda esclarecer dúvidas.

Outras notícias

POLÍTICA

Bolsonaro chega nesta segunda à Suíça; Mourão assume a Presidência

21 de Janeiro de 2019

NOTÍCIAS

Último eclipse lunar total até 2021 poderá ser visto no Brasil nesta madrugada

20 de Janeiro de 2019

ECONOMIA

Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 38 milhões na quarta-feira

20 de Janeiro de 2019

Confira as dezenas sorteadas: 04 - 28 - 29 - 30 - 43 - 52

ESPORTE

Bahia estreia no Campeonato Baiano contra o Flu de Feira

20 de Janeiro de 2019

POLÍTICA

Bolsonaro embarca hoje para Davos, em sua 1ª viagem internacional

20 de Janeiro de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Moro autoriza envio da Força Nacional ao Ceará 04 de Janeiro de 2019

Governador veta extinção do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária 03 de Janeiro de 2019

Marcelo Yuka, fundador do grupo O Rappa, morre aos 53 anos 19 de Janeiro de 2019

Após forte chuva, estrutura de palco desaba e show de Anitta no Ceará é interrompido 14 de Janeiro de 2019