UPA Pirajá/Santo Inácio será a primeira da Bahia a receber ‘Protocolo de Sepse’ do Ministério da Saúde

Foto: Reprodução
 

Após ser a primeira Unidade de Pronto Atendimento da Bahia a receber o Certificado de Acreditação, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a UPA Santo Inácio/ Pirajá, gerida pelo Instituto de Gestão de Humanização (IGH) foi contemplada pelo projeto do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês para ser a unidade piloto do Protocolo de Sepse.

A iniciativa visa a identificação e tratamento precoce da sepse (infecção generalizada) em pacientes adultos nas unidades de urgência.

“O programa terá duração de 45 dias e nesse período queremos aumentar a adesão às boas práticas, contribuindo para a redução da mortalidade da sepse, é uma satisfação poder oferecer ao cidadão soteropolitano uma unidade pública que se preocupa em avançar na resolutividade e qualidade dos atendimentos com credenciais de qualificação hospitalar reconhecidas mundialmente”, explicou o gerente geral da UPA, João Brito.  

O projeto unidade da capital baiana terá início no dia 01 de outubro e vai receber aparelho de gasometria para avaliar a função dos pulmões e ajuda no diagnóstico de asma, além disso um lactato também será disponibilizado para ampliar a medição de glicose, colesterol e outros.

O Projeto – Entre as medidas que serão implantadas nas UPAs para a capacitação no reconhecimento e tratamento precoces da sepse estão o rastreamento da condição de casos suspeitos, a implementação de protocolo para administração precoce de antibióticos e o treinamento de equipe de alta performance capacitada para abordagem da sepse, por exemplo. O treinamento inclui as medidas desejáveis (coleta de culturas, exames laboratoriais, administração de antibióticos, reconhecimento das falências orgânicas e seu tratamento) que, sabidamente, quando empregadas adequadamente, contribuem para evitar a mortalidade.

Outras notícias

NOTÍCIAS

DIA D de vacinação contra o sarampo acontece em Salvador neste sábado (19)

18 de Outubro de 2019

Serão disponibilizados 93 pontos de imunização em todas as regiões da cidade, que funcionarão das 08 às 17 horas na capital baiana

NOTÍCIAS

Gabinete da Saúde em Movimento é lançado pela Prefeitura

18 de Outubro de 2019

NOTÍCIAS

Dia do Médico: Secretário parabeniza profissionais e reabre chamamento público para contratação por PJ

18 de Outubro de 2019

O processo será reaberto segunda-feira (21) e seguirá até 01 de novembro de 2019. A inscrição será realizada através do site http://www.saude.salvador.ba.gov.br

NOTÍCIAS

Prefeitura oferece antirrábica em mobilização de ‘Outubro Rosa Pet'

18 de Outubro de 2019

NOTÍCIAS

Deputado Marcell Moraes denuncia Hiper Bompreço de Vitória da Conquista por maus tratos a animais

17 de Outubro de 2019

O caso aconteceu na última segunda-feira (15)

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Grazi Massafera é vista aos beijos com Caio Castro em festa 04 de Setembro de 2019

Nego do Borel é condenado a pagar R$ 20 mil a motorista de aplicativo 22 de Agosto de 2019