Aumenta número de crianças e adolescentes com problemas de coluna no Brasil

Foto: Reprodução/ UOL

 

Foi-se o tempo em que apenas os mais velhos tinham problemas de coluna. Estudos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) constataram que a prevalência de dor nas costas varia de 32% a 57% entre crianças de 07 a 14 anos do Brasil.

Sobrepeso, postura incorreta, muito tempo em frente à TV, exposição excessiva aos smartphones, games e tabletes, além do sedentarismo são algumas das causas do aumento da incidência desse tipo de problema nos mais novos e a situação promete continuar em alta uma vez que este é o estilo de vida que muitas crianças que crescem em cidades grandes.

“A inclinação exagerada do pescoço para a visualização e manuseio dos aparelhos celulares e tablets sobrecarrega a coluna cervical e é extremamente prejudicial à região. Tanto é que já se fala em uma geração da cabeça baixa, jovens que adotaram uma postura totalmente prejudicial ao corpo ao mexer nos aparelhos eletrônicos”, explica o médico ortopedista especialista em cirurgia na coluna, Dr. Alexandre Andrade.

De acordo com o especialista, é necessário que pais e responsáveis estimulem a prática de atividades físicas entre as crianças e adolescentes para evitar o surgimento de problemas crônicos de forma precoce. 

“Vemos, sim, um aumento das doenças ortopédicas entre os jovens em nosso consultório. Dores nas costas, vícios posturais e problemas lombares estão entre elas. Mas, no fundo, estão todas relacionadas a um problema maior que é o sedentarismo. Para reverter isso teoricamente é muito simples, basta colocar essas crianças para fazer atividade físicas e reduzir o tempo de uso das tecnologia em prol de uma melhor qualidade de vida e saúde”, alertou.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Empresa que presta serviço de segurança à Caixa Econômica na Bahia descumpre obrigações trabalhistas

09 de Julho de 2020

De acordo com denúncias recebidas pelo deputado estadual, Samuel Júnior (PDT), a empresa Interfort Segurança apresenta irregularidades como a falta de depósito do FGTS dos trabalhadores, além do não pagamento das horas extras, ticket de refeição e vale transporte

NOTÍCIAS

Pandemia: isolamento social aumenta em 48% número de quedas entre idosos da capital

08 de Julho de 2020

NOTÍCIAS

PSDB apresenta pré-candidato à Prefeitura de Paripiranga

07 de Julho de 2020

NOTÍCIAS

Vereadora pede medidas urgentes da Concessionária Salvador Norte após estupro de cadela dentro da empresa

07 de Julho de 2020

NOTÍCIAS

Médica mineira deverá ser a mais nova cidadã baiana após relevantes serviços prestados na Bahia

03 de Julho de 2020

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020