Pandemia: isolamento social aumenta em 48% número de quedas entre idosos da capital

Durante a pandemia, pessoa idosas devem estar atentas não apenas aos cuidados para proteger-se do novo coronavírus, como também redobrar a atenção aos riscos de quedas. Isso porque, em isolamento domiciliar, os idosos são constantemente expostos aos perigos que moram dentro de casa.

Em janeiro e fevereiro desse ano, a média de atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 a esse tipo de ocorrência em Salvador foi de 127 casos por mês em indivíduos com mais de 60 anos. Em maio, o SAMU soteropolitano acumulou 188 acolhimentos de pessoas da terceira idade em decorrência de queda, um aumento de 48%.

De acordo com o médico ortopedista, Alexandre Andrade, fraqueza muscular, perda da visão, problemas de saúde em geral como osteoporose são fatores que podem aumentar os riscos de acidentes entre os idosos. O especialista afirma ainda que nos casos de queda, um dos problemas mais graves são as fraturas do fêmur e da bacia.

"Como é o maior osso do corpo humano, o impacto na vida do idoso acaba sendo muito grande. Alguns não conseguem se recuperar totalmente e perdem parte de sua capacidade motora. Da mesma forma quando o trauma é na bacia. Outros problemas comuns causados por quedas, além das fraturas, estão relacionados à coluna", afirma.

"O ideal é que o idoso que já teve queda ou que tenha fatores importantes de risco não fique sozinho. Mas, em tempos de coronavírus, isso pode acabar sendo inevitável. Então, é importante estar atento ao ambiente em que ele vive, adotando algumas precauções como utilizar poucos móveis nos ambientes, facilitando a circulação, eliminar tapetes ou carpetes soltos, além de manter os objetos que usa com frequência em armários onde alcance com facilidade e sem precisar subir em um banco", pontua.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Varicocele e hábitos de vida podem comprometer desejo de ser pai

06 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS

Aumento no consumo de cigarro durante a pandemia pode elevar incidência de câncer de pulmão, alerta especialista

06 de Agosto de 2020

Fumantes correm riscos maiores de sofrerem sintomas graves de Covid-19; Tabagismo é responsável por 85% dos casos do tumor

NOTÍCIAS

Falta de prevenção é a inimiga nº 1 do Dia dos Pais

06 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS

Reunião acelera inclusão de casas de ração e pet shops como serviços essenciais em localidades com medidas restritivas

06 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS

Joceval Rodrigues é o convidado da live ‘A Tarde Conecta’

05 de Agosto de 2020

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020