Setembro Amarelo: Fabamed promove ações com foco na prevenção ao suicídio em unidades de Salvador


Para lembrar o Setembro Amarelo, mês da campanha brasileira de prevenção ao suicídio, os colaboradores do 16º Centro de Saúde Maria da Conceição Imbasshy e do Gripário do Pau Miúdo, ambas as unidades administradas pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), em Salvador, promoveu uma ação para chamar a atenção de pacientes e acompanhantes sobre o assunto.

A iniciativa visa orientar os usuários dos serviços na identificação dos potenciais sintomas que podem o indivíduo a cometer atentados contra a própria vida, além de prestar esclarecimentos que possam auxiliar os interessados a buscar atendimentos especializados por meio da rede SUS na capital baiana.

Durante todo mês, os profissionais que atuam no setor de emergência dos postos vestirão o avental amarelo como símbolo de valorização à vida.

Suicídio - A Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o tema um grave e urgente problema de saúde pública, apontou, em seu relatório, que mais de 800 mil pessoas se matam todos os anos. O que significa que a cada 40 segundos, alguém tira a própria vida.

O problema é apontado entre as dez maiores causas de morte mais frequentes no mundo, e a segunda principal entre os jovens de 15 a 29 anos. Segundo a OMS, nove de cada dez suicídios poderiam ser evitados, com a identificação e tratamento de vulnerabilidades, como distúrbios mentais, transtornos de personalidade, isolamento e depressão.

Outras notícias

NOTÍCIAS

TV Globo anuncia retorno do No Limite com ex-participantes do Big Brother

25 de Fevereiro de 2021

NOTÍCIAS

Vitória inicia preparação para enfrentar o Santa Cruz pela Copa do Nordeste

25 de Fevereiro de 2021

NOTÍCIAS

Militar pode assumir comando da Secretaria de Comunicação da Presidência

25 de Fevereiro de 2021

NOTÍCIAS

Pela primeira vez Bahia chega a 100 mortes por Covid-19 em 24 horas

25 de Fevereiro de 2021

NOTÍCIAS

COVID-19: Idosos e trabalhadores de saúde serão vacinados nesta sexta-feira (26)

25 de Fevereiro de 2021

Estratégia contempla com a primeira dose idosos a partir de 82 anos e trabalhadores de saúde; bem como completa o esquema vacinal dos trabalhadores vacinados na primeira etapa

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020