Marcell Moraes celebra sanção do aumento de punição para maus-tratos de animais no Brasil

 

O deputado estadual e defensor da causa animal, Marcell Moraes (PSDB), celebrou a sanção da Lei 1.095/1, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, a cerimônia para efetivar a lei aconteceu nesta terça-feira (29), em Brasília. 

A legislação vai contemplar os animais silvestres, nativos, exóticos e domésticos, a exemplo de cães e gatos, que são as vítimas mais comuns desse crime, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem, no Brasil, 29 milhões de domicílios com cães e 11 milhões, com gatos. 

Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e a pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa. A nova legislação determina que a pena vai de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda de novos bichos. 

Para Marcell, a aprovação desse projeto é um marco muito importante no progresso do país. “Sabemos que a lei do crime contra os animais é muito branda, por isso, é um avanço significativo a esfera federal valorizar a causa. A pena, que antes, era de três meses a um ano de detenção era insuficiente, dava uma sensação de impunidade, dessa forma, podemos a partir de agora contar com um rigor a altura para este crime, desestimulando o maus-tratos a animais”. 

O parlamentar destacou também a recente criação do governo federal do departamento específico para tratar políticas públicas, a ‘Coordenação Nacional de Proteção e Defesa Animal’. “A palavra inspira, mas o exemplo arrasta. Essa atitude com certeza vai estimular aos estados e municípios a colaborarem para uma consciência animal, com responsabilidade de milhares de vidas de cães, gatos e outros bichos que precisam de atenção e carinho. Estou muito feliz com a ação do presidente Jair, revelando um trabalho humanitário e nobre em frente ao cargo mais importante do país”.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Deputado baiano se reúne com ministra da Agricultura para debater recuperação da produção de cacau no extremo sul da Bah

23 de Outubro de 2020

Deputado Alex Santana e ministra Tereza Cristina devem realizar juntos uma visita à região para anunciar medidas de incentivos aos pequenos produtores endividados

NOTÍCIAS

Ex-secretária da educação oficializa candidatura em Muritiba

22 de Outubro de 2020

Evento contou com a presença do atual prefeito e candidato à reeleição, Danilo de Babão, e do seu vice na chapa, Uli da Ambulância

NOTÍCIAS

Marcell Moraes cobra posição da Ambev após morte de cachorro atropelado por caminhão da empresa

20 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS

Marcell Moraes expressa indignação pelos altos preços praticados pelos serviços veterinários em Salvador

20 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS

Deputada Talita Oliveira cumpre agenda em favor do turismo e família no sul da Bahia

20 de Outubro de 2020

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020