16º Centro de Saúde do Pau Miúdo intensifica ações para diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero

Ações fazem parte da Campanha Outubro Rosa

 

Se cuide por você e por quem você ama. Esse é o mote da iniciativa promovida pelo 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, unidade administrada pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. As atividades que serão intensificadas durante todo esse mês são alusivas ao Outubro Rosa.

Durante a estratégia serão ofertadas consultas médicas com mastologista e de enfermagem para exame clínico das mamas, além do encaminhamento de mulheres da faixa etária preconizada para realização de mamografias – de 50 a 69 anos de idade.

“Nossas equipes estarão atentas para fazer a busca ativa das pacientes que fazem parte da faixa etária preconizada para realização do rastreio do câncer de mama, ou seja, as mulheres que estiverem na unidade para realizar algum tipo de atendimento, serão identificadas pelos profissionais de saúde e encaminhadas para o agendamento da mamografia e preventivo”, destacou José Saturnino Rodrigues, superintendente da Fabamed.

Rede Municipal - Entre janeiro e agosto, a Secretaria Municipal da Saúde ofertou 93 mil exames de mamografia. Desse montante, 62 mil foram agendados e apenas 34 mil mulheres compareceram para realizar efetivamente o procedimento.

No mês de outubro, todas as 153 unidades básicas de saúde do município estarão realizando o agendamento para o exame. As interessadas podem marcar o exame de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08 às 17 horas.

O câncer de mama já vitimou 178 mulheres na capital baiana de janeiro a setembro de 2020. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 35% nos óbitos, quando 276 pessoas faleceram em decorrência de complicações da doença.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Deputado baiano se reúne com ministra da Agricultura para debater recuperação da produção de cacau no extremo sul da Bah

23 de Outubro de 2020

Deputado Alex Santana e ministra Tereza Cristina devem realizar juntos uma visita à região para anunciar medidas de incentivos aos pequenos produtores endividados

NOTÍCIAS

Ex-secretária da educação oficializa candidatura em Muritiba

22 de Outubro de 2020

Evento contou com a presença do atual prefeito e candidato à reeleição, Danilo de Babão, e do seu vice na chapa, Uli da Ambulância

NOTÍCIAS

Marcell Moraes cobra posição da Ambev após morte de cachorro atropelado por caminhão da empresa

20 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS

Marcell Moraes expressa indignação pelos altos preços praticados pelos serviços veterinários em Salvador

20 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS

Deputada Talita Oliveira cumpre agenda em favor do turismo e família no sul da Bahia

20 de Outubro de 2020

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020