Deputado baiano quer tornar meteorito propriedade privada no país

 

Foto: Cleia Viana/ Câmara dos Deputados 

 

Os proprietários de terrenos ou imóveis que forem atingidos por meteoritos são alvo do Projeto de Lei 4471/20 na Câmara Federal, a proposição determina que os donos desses espaços tenham posse legal do objeto. O texto que está tramitando na Casa, é de autoria do deputado federal, Alex Santana (PDT-BA). 

De acordo com o projeto, ele pertencerá ao proprietário do imóvel, quando atingir área particular; e à União, quando atingir imóvel de sua propriedade ou de estado, de município ou do Distrito Federal. 

Para o parlamentar, não existe uma legislação clara sobre o assunto, portanto, é importante dar tratamento legal e segurança jurídica aos proprietários, além de assegurar que o poder público possa estudar o meteorito. 

“Podemos exemplificar o caso recente na cidade de Santa Filomena, no estado do Pernambuco, quando o prefeito da cidade não sabia o que fazer frente à venda de fragmentos de meteoritos que aterrissaram em solo, ou seja, há uma lacuna nessa legislação que não possui tratativas sobre o tema”, justificou o deputado. 

Caso seja aprovado, se houver interesse e previsão orçamentária e financeira, a União poderá adquirir o meteorito, recompensando o proprietário mediante valor acordado entre as partes, considerando o valor praticado no mercado nacional ou internacional.

“É preciso deixar claro que em toda a situação, o proprietário do imóvel privado atingido deverá comunicar ao órgão competente a queda, sendo sua responsabilidade guardar e preservar o meteorito”, destacou Alex. 

O texto diz ainda que quando o meteorito que atingir área ou espaço público, mar, rio, lago, lagoa ou área de proprietário indeterminado pertencerá à pessoa que primeiro o encontrar.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Deputado baiano se reúne com ministra da Agricultura para debater recuperação da produção de cacau no extremo sul da Bah

23 de Outubro de 2020

Deputado Alex Santana e ministra Tereza Cristina devem realizar juntos uma visita à região para anunciar medidas de incentivos aos pequenos produtores endividados

NOTÍCIAS

Ex-secretária da educação oficializa candidatura em Muritiba

22 de Outubro de 2020

Evento contou com a presença do atual prefeito e candidato à reeleição, Danilo de Babão, e do seu vice na chapa, Uli da Ambulância

NOTÍCIAS

Marcell Moraes cobra posição da Ambev após morte de cachorro atropelado por caminhão da empresa

20 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS

Marcell Moraes expressa indignação pelos altos preços praticados pelos serviços veterinários em Salvador

20 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS

Deputada Talita Oliveira cumpre agenda em favor do turismo e família no sul da Bahia

20 de Outubro de 2020

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020