Dia D do Novembro Azul atende cerca de cem homens no 16º Centro de Saúde do Pau Miúdo

 

Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde para o público masculino, o 16º Centro de Saúde Maria Imbassahy, unidade administrada pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed) em Salvador, aderiu ao Dia D do Novembro Azul, mês de conscientização com a saúde integral do homem.

Durante a estratégia cerca de cem homens atendidos por meio da oferta de consultas médicas, agendamento e realização da ultrassonografia da próstata, atendimentos odontológicos, além da aferição da pressão arterial e glicemia, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV, e atualização da caderneta vacinal.

“O diferencial da nossa mobilização foi a oferta da ultrassonografia da próstata que possibilitou fazer o atendimento e encaminhamento dos homens que participaram da ação. A detecção precoce e preventiva sempre é o melhor caminho para tratar qualquer doença. Sabemos que infelizmente o homem é diferente. É um público que culturalmente demora para buscar o médico. E muita gente acaba agravando a doença por conta dessa característica”, destacou Zorilmar Teixeira, gerente do 16º Centro de Saúde.

Cerca de 68 mil novos casos por ano e uma média de 15 mil óbitos registrados anualmente no Brasil. Esses são os números relacionados ao câncer de próstata no país, tipo mais frequente de linfoma entre os homens brasileiros.

O alto índice de letalidade do agravo poderia ser minimizado com a adoção simples da prática do autocuidado. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o diagnóstico precoce aumenta em até 90% as chances de cura do paciente com câncer de próstata.

A partir dos 50 anos de idade, os homens devem fazer anualmente o exame de toque retal, procedimento mais eficaz para detecção precoce de qualquer alteração na próstata. Indivíduos com histórico familiar da doença devem realizar o exame com 45 anos de idade.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Hipnose auxilia pacientes na reeducação alimentar e emagrecimento

20 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Marcelle Moraes denuncia utilização de gato para churrasco com grupo de amigos em Camaçari

14 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Geraldo Júnior recomenda "mutirão da fé, em casa" na Lavagem do Bonfim

13 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Deputado federal baiano recorre à Bolsonaro para ajudar trabalhadores da Ford de Camaçari

13 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Gripários de Salvador registram aumento na procura de atendimentos nos primeiros dias do ano

12 de Janeiro de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020