Salvador registra mais 1.500 casos novos de HIV em um ano

Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas aderem ao Dezembro Vermelho para chamar a atenção para importância do autocuidado

Salvador registrou 1.530 novos casos de HIV no último ano. O número elevado de infectados no estado divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde poderia ser evitado por meio de uma prática simples: a prevenção.

Com o objetivo de chamar a atenção para importância do autocuidado, os Multicentro Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, postos administrados pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania na capital baiana, aderiram ao Dezembro Vermelho, mês que marca a mobilização em todo planeta para prevenção da Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

“O autocuidado é a atitude certa para viver com segurança e bem-estar. A prevenção depende das nossas escolhas pessoais e a primeira delas deve ser evitar situações de risco. Se prevenir continua sendo a melhor maneira de evitar a Aids ou qualquer outra IST. Promover saúde e uma cultura do cuidado faz parte do Jeito ISAC de Ser. Por isso estamos engajados no movimento pela vida e na luta contra o preconceito”, destacou Vinícius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC.

Diagnóstico

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida e é importante para quebrar precocemente a cadeia de transmissão do vírus. Nos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas os beneficiários SUS soteropolitanos têm acesso à testagem rápida para detecção do vírus.

A coleta é feita a partir de uma pequena amostra de sangue ou por fluido oral. O exame pode ser realizado de forma anônima e o resultado sai em até 30 minutos. Os pacientes identificados com sorologia positiva são encaminhados para rede especializada para dar início ao tratamento com uma equipe multidisciplinar.

Prevenção

Quando o assunto é prevenção, evitar situações de risco deve ser a primeira escolha. A prática de sexo seguro com o uso do preservativo tanto feminino quanto masculino continua sendo a melhor forma se manter livre da contaminação.

Nos Multicentros de Saúde também é possível fazer a retirada gratuita dos preservativos.

 

 

 

Outras notícias

NOTÍCIAS

Hipnose auxilia pacientes na reeducação alimentar e emagrecimento

20 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Marcelle Moraes denuncia utilização de gato para churrasco com grupo de amigos em Camaçari

14 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Geraldo Júnior recomenda "mutirão da fé, em casa" na Lavagem do Bonfim

13 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Deputado federal baiano recorre à Bolsonaro para ajudar trabalhadores da Ford de Camaçari

13 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Gripários de Salvador registram aumento na procura de atendimentos nos primeiros dias do ano

12 de Janeiro de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020