Gripários de Salvador registram aumento na procura de atendimentos nos primeiros dias do ano

Divulgação: Prefeitura de Salvador

 

As cinco unidades para síndromes de Salvador registraram um aumento na procura de atendimentos entre os dias 1 e 10 de janeiro de 2021, o gripário que contabilizou a maior parte do acolhimento (1.549), foi o do 16ª Centro de Saúde Maria Imbassahy Conceição, no bairro do Pau Miúdo, administrado pela Fabamed. No total, mais de 5.500 pacientes foram assistidos no período. 

Em comparação com o início do mês de dezembro, houve uma elevação em 19%, já que foram notificados cerca de 4.600 atendimentos. Na contramão da assistência aos pacientes, o número de casos do coronavírus detectados nos gripários reduziu entre dezembro e janeiro neste período, são respectivamente, 939 testes positivos contra 461 exames confirmados. 

Para o coordenador médico do gripário do 16ª Centro de Saúde, Elmar Dourado, o número é reflexo da segunda onda de infecção após festejos de final de ano e pede colaboração da população.

“Nossa estrutura e fluxos implantados garantem um esforço de atendimento ágil e sem filas, no entanto, os pacientes precisam se conscientizar e fazer sua parte para minimizar os riscos de disseminação viral. É importante salientar que as pessoas assintomáticas não devem se expor ao vírus para procurar uma unidade de saúde sem necessidade aparente, apenas para fazer o teste, por exemplo, isso gera um tempo maior de espera aos pacientes que aguardam atendimento. Por esse motivo, pedimos aos cidadãos que só busquem as unidades caso tenham algum sintoma respiratório”, explicou. 

Os gripários foram criados entre maio e agosto, equipados com leitos de enfermaria e também de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade para receber até 300 pessoas por dia.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Hipnose auxilia pacientes na reeducação alimentar e emagrecimento

20 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Marcelle Moraes denuncia utilização de gato para churrasco com grupo de amigos em Camaçari

14 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Geraldo Júnior recomenda "mutirão da fé, em casa" na Lavagem do Bonfim

13 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Deputado federal baiano recorre à Bolsonaro para ajudar trabalhadores da Ford de Camaçari

13 de Janeiro de 2021

NOTÍCIAS

Multicentros de Salvador ultrapassam marca de 130 mil atendimentos

11 de Janeiro de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020