Candidatura de Barbosa é consenso, diz PSB

FOTO: REPRODUÇÃO

Dez dias depois de se filiar ao PSB, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa já é considerado o virtual candidato do partido à Presidência da República. A resistência inicial a um projeto eleitoral encabeçado pelo ex-ministro foi superada internamente, disse nesta segunda-feira, 16, ao Estado o presidente do PSB, Carlos Siqueira.“Havia dúvidas, mas ao longo do tempo elas foram se atenuando. Hoje (a candidatura) é um consenso. Vai ser possível anunciar em breve”, afirmou Siqueira.

A entrada do ex-ministro do STF na arena da disputa presidencial ganhou impulso significativo após a divulgação de pesquisa Datafolha, no domingo. Nos cenários que incluem ou excluem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa alcança de 8 a 10 pontos porcentuais e fica à frente ou empatado (sempre dentro da margem de erro) de pré-candidaturas já consolidadas, como a de Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT). O resultado deixou Barbosa impressionado. Segundo um interlocutor, seu nome aparece em um patamar competitivo sem ele “abrir a boca e sem praticamente sair de casa”.

Nos últimos meses, o ex-ministro do Supremo se manteve recolhido à espera de uma “segurança mínima” do PSB para ingressar no partido. O processo de filiação superou desconfianças mútuas e o ritual do lançamento de Barbosa já está sendo preparado. Ele deve se reunir na quinta-feira, em Brasília, com a cúpula da sigla e líderes do PSB para discutir um calendário de viagens pelos Estados.Antes resistente ao projeto de Barbosa, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, passou a considerar que o ex-ministro “se enquadra” no perfil de centro esquerda que o PSB quer e elogia a trajetória dele. Câmara convidou Barbosa para conhecer o modelo de gestão em Pernambuco. O governador, no entanto, é contra anunciar agora a pré-candidatura de Barbosa.

Outras notícias

FAMOSOS

Xand Avião anuncia que não puxará trio elétrico em Salvador

09 de Dezembro de 2018

POLÍTICA

'Ou mudamos agora o Brasil, ou o PT volta com mais força', diz Bolsonaro

09 de Dezembro de 2018

POLÍTICA

Wagner diz que não é hora para autocrítica mas reconhece: ‘Gente nossa fez bobagem’

09 de Dezembro de 2018

NOTÍCIAS

Central de Atendimento do Detran irá funcionar aos sábados em shopping

08 de Dezembro de 2018

NOTÍCIAS

Veja como será o funcionamento dos shoppings neste feriado

08 de Dezembro de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Turma do STF julga habeas corpus de Lula 04 de Dezembro de 2018

Lewandowski é favorável ao decreto do indulto de Natal 29 de Novembro de 2018

Xand Avião anuncia que não puxará trio elétrico em Salvador 09 de Dezembro de 2018

Anitta fortalece rumores de parceria ao posar em foto com Madonna 07 de Dezembro de 2018