No horário eleitoral, sete terão 'tempo de Enéas'

FOTO: REPRODUÇÃO

As eleições 2018 terão sete candidatos à Presidência da República com “padrão Enéas” de propaganda, ou seja, com menos de 15 segundos para pedir votos em cada bloco do horário eleitoral fixo. Um deles é o deputado Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas no cenário em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso na Operação Lava Jato, não é incluído. Também estão nessa situação Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e João Amoêdo (Novo).

Na campanha presidencial de 1989, o então candidato Enéas Carneiro (Prona) se notabilizou como o mais caricato dos chamados “nanicos” por falar de forma rápida na TV e concluir sempre seus discursos, aos gritos, com o bordão “Meu nome é Enéas!”.

As regras de distribuição destinaram aos candidatos do PSDB, do PT e do MDB cerca de 85% do tempo de propaganda. O tucano Geraldo Alckmin, por formar a coligação que elegeu mais deputados na eleição anterior, terá a maior fatia: cerca de 5 minutos e meio em cada bloco de 12 minutos e 30 segundos. A seguir vêm Lula (2 minutos e 20 segundos) e o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB), com quase 2 minutos.

Até 2014, os partidos pequenos tinham acesso privilegiado à propaganda na TV – desproporcional a seu número de votos – por causa de uma regra na legislação que determinava que um terço do horário eleitoral fosse dividido igualmente entre todos os candidatos a cargos executivos. Os outros dois terços eram rateados de acordo com o tamanho das bancadas dos partidos ou coligações na Câmara dos Deputados.

Outras notícias

POLÍTICA

Meirelles, Marina e Amoêdo defendem decisão rápida sobre registro de Lula

17 de Agosto de 2018

ESPORTE

Bahia perde para o palmeiras e dá adeus a Copa do Brasil

16 de Agosto de 2018

NOTÍCIAS

UPA Pirajá/Santo Inácio recebe selo de Acreditação de Qualidade

16 de Agosto de 2018

POLÍTICA

Candidatos ao governo da Bahia se enfrentam em primeiro debate televisivo nesta quinta

16 de Agosto de 2018

POLÍTICA

Raquel pede ao TSE impugnação da candidatura de Lula

16 de Agosto de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Justiça determina que sindicato encerre greve dos servidores municipais 10 de Agosto de 2018

Justiça aceita denúncia contra professor acusado de jogar a mulher de prédio 09 de Agosto de 2018

Demi Lovato cancela shows no Brasil para focar em sua recuperação 09 de Agosto de 2018

Carlinhos Maia: O brasileiro mais assistido no 'stories' do Instagram 02 de Agosto de 2018