No horário eleitoral, sete terão 'tempo de Enéas'

FOTO: REPRODUÇÃO

As eleições 2018 terão sete candidatos à Presidência da República com “padrão Enéas” de propaganda, ou seja, com menos de 15 segundos para pedir votos em cada bloco do horário eleitoral fixo. Um deles é o deputado Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas no cenário em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso na Operação Lava Jato, não é incluído. Também estão nessa situação Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e João Amoêdo (Novo).

Na campanha presidencial de 1989, o então candidato Enéas Carneiro (Prona) se notabilizou como o mais caricato dos chamados “nanicos” por falar de forma rápida na TV e concluir sempre seus discursos, aos gritos, com o bordão “Meu nome é Enéas!”.

As regras de distribuição destinaram aos candidatos do PSDB, do PT e do MDB cerca de 85% do tempo de propaganda. O tucano Geraldo Alckmin, por formar a coligação que elegeu mais deputados na eleição anterior, terá a maior fatia: cerca de 5 minutos e meio em cada bloco de 12 minutos e 30 segundos. A seguir vêm Lula (2 minutos e 20 segundos) e o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB), com quase 2 minutos.

Até 2014, os partidos pequenos tinham acesso privilegiado à propaganda na TV – desproporcional a seu número de votos – por causa de uma regra na legislação que determinava que um terço do horário eleitoral fosse dividido igualmente entre todos os candidatos a cargos executivos. Os outros dois terços eram rateados de acordo com o tamanho das bancadas dos partidos ou coligações na Câmara dos Deputados.

Outras notícias

ESPORTE

Ingressos para a decisão do Baiano estão à venda

19 de Abril de 2019

NOTÍCIAS

Movimento nas estradas federais aumenta no feriado da Semana Santa

18 de Abril de 2019

POLÍTICA

Joceval Rodrigues destaca o potencial para o turismo religioso em Salvador

18 de Abril de 2019

ECONOMIA

Petrobras reajusta em R$ 0,10 litro do diesel nas refinarias

18 de Abril de 2019

ESPORTE

Bahia vai homenagear Abril Indígena em camisas dos jogadores

17 de Abril de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Temer e filha viram réus por lavagem de dinheiro em SP 04 de Abril de 2019

Moro vai ao Congresso entregar Projeto de Lei Anticrime 19 de Fevereiro de 2019

Whindersson Nunes desabafa e deixa fãs preocupados 'Não sinto vontade de viver' 13 de Abril de 2019

Novo amor? Anitta aparece em foto abraçada com empresário 09 de Abril de 2019