Bahia pode receber recursos extra orçamentários para a saúde

Foto: Reprodução/ Floriano Rios

Ampliar e qualificar os serviços e atendimentos da Atenção Básica, principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), foi o tema da discussão entre o deputado baiano, Alex Santana (PDT) e o ministro da saúde, Henrique Mandetta nesta quarta-feira (19). Durante a ocasião, o parlamentar solicitou do Ministério da Saúde uma aquisição de recursos extra orçamentários para investir no Piso de Atenção Básica (PAB) de Salvador e dos outros 416 municípios da Bahia. 

“Na atenção básica 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos, é importante direcionar recursos para melhorar a saúde da população que depende da rede pública. Esse nível de atenção funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Com isso, os leitos das emergências e hospitais tendem a desafogar”, salientou Alex. 

“Estou buscando junto ao governo federal recursos em diversos ministérios para expandir os investimentos, afinal de contas, a Bahia é um dos maiores estados do país e tem potencial para contribuir muito com o desenvolvimento da nação”, completou. 

A Bahia possui 4.204 Unidades de Saúde da Família em funcionamento com atuação de 3.543 Equipes de Saúde da Família, cobrindo 71% da população (10,8 milhões), além de 2.460 Equipes de Saúde Bucal, alcançando 5,5 milhões de pessoas.

Do total de recursos que podem ser destinados, a verba também será aplicada para ambulâncias, reformas e equipamentos que as cidades precisem. “O funcionamento da máquina é um organismo que precisa que tudo esteja em pleno nos conformes. Fui enfático quanto à urgência na qualificação da assistência, bem como na reestruturação e integração dos fluxos de atendimento”, destacou.

Outras notícias

NOTÍCIAS

UPA Pirajá/Santo Inácio será a primeira da Bahia a receber ‘Protocolo de Sepse’ do Ministério da Saúde

20 de Setembro de 2019

CIDADE

Prefeitura oferta cartão do SUS com nome social em Parada Gay

19 de Setembro de 2019

POLÍTICA

Sessão Solene marca centenário da Assembleia de Deus na ALBA nesta quinta-feira (20)

19 de Setembro de 2019

POLÍTICA

Capitão Alden faz plágio em projeto da Alba

18 de Setembro de 2019

NOTÍCIAS

Secretários de Saúde das capitais do Nordeste tentam viabilizar a extensão do programa “Médicos pelo Brasil” para os mun

18 de Setembro de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Grazi Massafera é vista aos beijos com Caio Castro em festa 04 de Setembro de 2019

Nego do Borel é condenado a pagar R$ 20 mil a motorista de aplicativo 22 de Agosto de 2019