Bahia pode receber recursos extra orçamentários para a saúde

Foto: Reprodução/ Floriano Rios

Ampliar e qualificar os serviços e atendimentos da Atenção Básica, principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), foi o tema da discussão entre o deputado baiano, Alex Santana (PDT) e o ministro da saúde, Henrique Mandetta nesta quarta-feira (19). Durante a ocasião, o parlamentar solicitou do Ministério da Saúde uma aquisição de recursos extra orçamentários para investir no Piso de Atenção Básica (PAB) de Salvador e dos outros 416 municípios da Bahia. 

“Na atenção básica 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos, é importante direcionar recursos para melhorar a saúde da população que depende da rede pública. Esse nível de atenção funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Com isso, os leitos das emergências e hospitais tendem a desafogar”, salientou Alex. 

“Estou buscando junto ao governo federal recursos em diversos ministérios para expandir os investimentos, afinal de contas, a Bahia é um dos maiores estados do país e tem potencial para contribuir muito com o desenvolvimento da nação”, completou. 

A Bahia possui 4.204 Unidades de Saúde da Família em funcionamento com atuação de 3.543 Equipes de Saúde da Família, cobrindo 71% da população (10,8 milhões), além de 2.460 Equipes de Saúde Bucal, alcançando 5,5 milhões de pessoas.

Do total de recursos que podem ser destinados, a verba também será aplicada para ambulâncias, reformas e equipamentos que as cidades precisem. “O funcionamento da máquina é um organismo que precisa que tudo esteja em pleno nos conformes. Fui enfático quanto à urgência na qualificação da assistência, bem como na reestruturação e integração dos fluxos de atendimento”, destacou.

Outras notícias

ESPORTE

Bahia oficializa a contratação do atacante Lucca

15 de Julho de 2019

POLÍTICA

PSB abre processo sobre deputados que apoiaram reforma da Previdência

15 de Julho de 2019

11 parlamentares contrariaram orientação do partido e apoiaram projeto. Código de ética da sigla prevê desde simples advertência até expulsão.

POLÍTICA

CPI de Brumadinho na ALMG convoca funcionários de empresas terceirizadas da Vale

15 de Julho de 2019

Deputados convocaram cinco pessoas para depor na comissão que investiga o rompimento da barragem em 25 de janeiro deste ano.

NOTÍCIAS

TJ-BA julgará anulação do júri de Kátia Vargas no próximo dia 31 de julho

15 de Julho de 2019

POLÍTICA

ACM Neto sanciona lei do “built to suit” para permitir locação de imóveis pela prefeitura

15 de Julho de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Justiça suspende leilão da Avianca marcado para amanhã 06 de Maio de 2019

Após mais de um ano sumido, Tiago Iorc lança álbum surpresa 05 de Maio de 2019

Leo Santana pede Lore Improta em casamento durante viagem a Dubai 25 de Março de 2019