Brasil assina acordo para acabar com cobrança de 'roaming' internacional no Mercosul
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai assinaram nesta quarta-feira (17) um acordo que prevê o fim da cobrança de "roaming" internacional no bloco do Mercosul. O acordo já havia sido anunciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi confirmado durante a Cúpula do bloco econômico, que acontece em Santa Fé, na Argentina.
O "roaming" internacional é uma cobrança específica que acontece quando uma pessoa utiliza serviços móveis, como dados ou telefonia, fora da área de cobertura da operadora — o que geralmente fica restrito às fronteiras nacionais. Por exemplo, hoje uma ligação feita a partir da Argentina ou do Paraguai tem custos adicionais de "roaming", a não ser que o usuário tenha pacotes específicos oferecidos pelas operadoras.
O presidente Jair Bolsonaro participou da reunião — a primeira dele desde que tomou posse — que anunciou o acordo e comemorou a modernização no bloco.
"Aproveito para felicitar o presidente Macri [da Argentina] pelo importante acordo que assinamos nesta cúpula de eliminação da cobrança de uso de telefones celulares para quem circula entre os nossos países", disse Bolsonaro. "Realmente não tinha cabimento quem estava na faixa de fronteira ser taxado mais uma vez pelo uso do celular. Temos aí um exemplo da diferença para melhor que o Mercosul pode fazer no cotidiano do cidadão."
Para começar a valer, a decisão anunciada pelos líderes do Mercosul precisa ser aprovada pelo Congresso. O anúncio está em linha com o acordo de livre comércio firmado pelo Mercosul com a União Europeia, que estabelece que os dois blocos cooperem para fornecer "serviços de roaming transparentes e com tarifas razoáveis".
Outras notícias

TV Globo anuncia retorno do No Limite com ex-participantes do Big Brother
25 de Fevereiro de 2021

Vitória inicia preparação para enfrentar o Santa Cruz pela Copa do Nordeste
25 de Fevereiro de 2021

Militar pode assumir comando da Secretaria de Comunicação da Presidência
25 de Fevereiro de 2021

Pela primeira vez Bahia chega a 100 mortes por Covid-19 em 24 horas
25 de Fevereiro de 2021

COVID-19: Idosos e trabalhadores de saúde serão vacinados nesta sexta-feira (26)
25 de Fevereiro de 2021Estratégia contempla com a primeira dose idosos a partir de 82 anos e trabalhadores de saúde; bem como completa o esquema vacinal dos trabalhadores vacinados na primeira etapa

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020
