Estudantes baianos poderão contar com inovação tecnológica para ingressar no mercado de trabalho

Divulgação

Com a proposta de promover a inclusão digital, preparar e qualificar os jovens baianos para ingressarem no mercado de trabalho, o deputado federal Alex Santana (PDT) articulou em reunião com a Secretária Nacional de Juventude, Jayana Nicaretta a possibilidade de implantar o Programa Espaço 4.0 nos municípios baianos. 

O Espaço 4.0 é um projeto realizado por meio de parceria entre a Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, e o SENAI. O objetivo é atuar em comunidades de vulnerabilidade social, gerando oportunidades para que jovens de 15 a 29 anos possam ser capacitados e qualificados para áreas de trabalho ligadas à tecnologia. O projeto funciona em duas cidades do país: Londrina (SC) e Campina Grande (PB). 

Segundo especialistas, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil tem hoje cerca de 460 mil vagas de emprego abertas e não preenchidas por carência de pessoal com qualificação adequada. O alerta foi dado por empreendedores e analistas durante o Startup Summit, em junho deste ano. 

De acordo com Alex Santana, o programa é um novo modelo de aprendizagem que o governo federal está implantando no Brasil, baseado em formatos de laboratório de tecnologia que já funcionam neste formato em outros países, como os Estados Unidos. “A intenção é capacitar jovens de comunidades vulneráveis para que se desenvolvam em tecnologia e empreendedorismo, aumentando as chances de ingressarem no mercado. Será possível, por exemplo, produzir soluções na área industrial, formular objetos, desenhar protótipos, com aulas práticas de programação, entre outras linguagens, para que as ideias sejam aplicadas.”, salientou.

O convênio do Espaço 4.0 dura em média 16 meses com investimento total estipulado em R$ 300 mil, provenientes de verba federal.

Outras notícias

NOTÍCIAS

TV Globo anuncia retorno do No Limite com ex-participantes do Big Brother

25 de Fevereiro de 2021

NOTÍCIAS

Vitória inicia preparação para enfrentar o Santa Cruz pela Copa do Nordeste

25 de Fevereiro de 2021

NOTÍCIAS

Militar pode assumir comando da Secretaria de Comunicação da Presidência

25 de Fevereiro de 2021

NOTÍCIAS

Pela primeira vez Bahia chega a 100 mortes por Covid-19 em 24 horas

25 de Fevereiro de 2021

NOTÍCIAS

COVID-19: Idosos e trabalhadores de saúde serão vacinados nesta sexta-feira (26)

25 de Fevereiro de 2021

Estratégia contempla com a primeira dose idosos a partir de 82 anos e trabalhadores de saúde; bem como completa o esquema vacinal dos trabalhadores vacinados na primeira etapa

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020