Deputado Alex Santana defende criação de um canal na internet para denúncia sobre violência obstétrica na Bahia

Foto: Reprodução

 

No intuito de fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência obstétrica contra a mulher, o deputado federal Alex Santana (PDT) defende a criação de um canal pela internet para ampliar o acesso desse tipo de denúncia. Atualmente, são feitos apenas através de ligação pelo 180.

A Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal registrou nos quatro primeiros meses de 2019, um número dez vezes maior de denúncias desse tipo de violência em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2018, 26 mulheres ligaram para o 180 e disseram ter sofrido violência obstétrica. No mesmo período desse ano, foram 260. A estratégia de denúncia pela internet começou a funcionar no estado do Rio de Janeiro na última quarta-feira (04), em parceria com a Defensoria Pública do Estado.

“É preciso atuar em defesa da mulher em todas as instâncias e quando falamos de violência obstétrica nos referimos as mais variadas agressões físicas ou psicológicas praticadas por profissionais de saúde a mulheres grávidas, antes, durante ou depois do parto, como comentários ofensivos, ou práticas e intervenções desnecessárias e até violentas. Quanto maior os canais para multiplicar as vozes que querem denunciar, mais rápido poderemos atuar de forma efetiva na solução do problema, além e estimular a humanização nesse campo”, destacou o deputado.

Especialistas citam como exemplo de ações consideradas como violência obstétrica nos hospitais submeter a gestante a uma aceleração do parto sem necessidade, privar a mulher da presença do acompanhante, prescrever jejum para a gestante, deixar mãe e bebê afastados por longo período de tempo após o nascimento quando a criança está saudável, e deixar de oferecer métodos naturais e medicamentos quando necessário para aliviar a dor, dentre outros.

Outras notícias

NOTÍCIAS

UPA Pirajá/Santo Inácio será a primeira da Bahia a receber ‘Protocolo de Sepse’ do Ministério da Saúde

20 de Setembro de 2019

CIDADE

Prefeitura oferta cartão do SUS com nome social em Parada Gay

19 de Setembro de 2019

POLÍTICA

Sessão Solene marca centenário da Assembleia de Deus na ALBA nesta quinta-feira (20)

19 de Setembro de 2019

POLÍTICA

Capitão Alden faz plágio em projeto da Alba

18 de Setembro de 2019

NOTÍCIAS

Secretários de Saúde das capitais do Nordeste tentam viabilizar a extensão do programa “Médicos pelo Brasil” para os mun

18 de Setembro de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Grazi Massafera é vista aos beijos com Caio Castro em festa 04 de Setembro de 2019

Nego do Borel é condenado a pagar R$ 20 mil a motorista de aplicativo 22 de Agosto de 2019