Campanha contra influenza imuniza mais de 18 mil pessoas no primeiro dia de vacinação em Salvador

FOTO: REPRODUÇÃO

Mais de 18 mil pessoas já foram vacinadas contra a influenza na capital baiana, desde o início da campanha, nesta segunda-feira (23), o que corresponde a 3,4% do público alvo. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar pelo menos 90% de 690 mil indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários até o dia 1º de junho.

Apesar do movimento ser considerado bom para o primeiro dia de estratégia, ainda há uma busca tímida por parte de alguns grupos. “Podemos considerar que esse é um número bom para o primeiro dia de campanha, mas se avaliarmos por grupo prioritário, poucas crianças foram vacinadas. No momento a procura maior pela vacina é do grupo de idosos”, pontuou Doiane Lemos, subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis do município.

A vacinação é a melhor medida de prevenção da doença, podendo reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza. Em 2018, a Secretaria Municipal da Saúde registrou 36 ocorrências de influenza H1N1. Até o momento, oito pessoas morreram em decorrência de complicações da doença.

Este ano, o imunobiológico disponibilizado para população é trivalente, que protege contra os sorotipos H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata e está sendo distribuído gratuitamente nas 126 salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08 às 17 horas. Devem ser vacinados os idosos, crianças menores de 5 anos de idade (4 anos e 11 meses), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes públicas e privadas, jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas, professores, portadores de doenças crônicas e a população carcerária que reside em Salvador.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Concurso Miss Bariátrica 2018 acontece no próximo dia 31 de agosto

14 de Agosto de 2018

Mulheres que superaram a obesidade após a cirurgia de redução do estômago e recuperam a saúde, a autoestima e a forma física vão disputar a sexta edição do concurso, promovido pelo NTCO

ECONOMIA

Prefeitura autoriza abertura de empresas de pequeno porte em residências

14 de Agosto de 2018

POLÍTICA

PT considera ofensiva jurídica simultânea

14 de Agosto de 2018

POLÍTICA

TCE e TCM entregam listas de gestores que podem ficar inelegíveis

14 de Agosto de 2018

CULTURA

Salvador tem programação especial durante 12ª Primavera dos Museus

14 de Agosto de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Justiça determina que sindicato encerre greve dos servidores municipais 10 de Agosto de 2018

Justiça aceita denúncia contra professor acusado de jogar a mulher de prédio 09 de Agosto de 2018

Demi Lovato cancela shows no Brasil para focar em sua recuperação 09 de Agosto de 2018

Carlinhos Maia: O brasileiro mais assistido no 'stories' do Instagram 02 de Agosto de 2018