Sobe para 70% a cobertura de vacinação contra influenza

 

Foto: Reprodução

 

Cerca de 32 mil pessoas procuraram, neste sábado (26), os pontos de imunização instalados pela Prefeitura para serem imunizadas contra a influenza. Com isso, o novo Dia D garantiu a ampliação da cobertura para 70% do público alvo vacinado na capital baiana.

Apesar do cenário incerto gerado pela greve dos caminhoneiros, as unidades apresentaram um bom movimento. "A decisão de manter a estratégia do Dia D municipal mesmo com os últimos acontecimentos do país foi uma medida que se mostrou acertada pelo grande volume de público que conseguimos imunizar. Estamos em meio a um aumento dos episódios de gripe na cidade e mesmo com esse cenário atípico não poderíamos deixar de garantir mais uma oportunidade de proteger a população mais vulnerável a doença com a ampliação da oferta dos pontos de vacinação nesse sábado", comemorou Luiz Galvão, secretário municipal da Saúde.

Cerca de 171 mil indivíduos ainda precisam tomar a dose do imunobiológico que protege contra o H1N1, H3N2 e influenza B. Os professores, trabalhadores de saúde e puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias) atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Crianças (45%), gestantes (55%) e idosos (73%) ainda apresentam baixa procura pela vacina no município. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar pelo menos 90% da população elegível.

"O novo Dia D municipal garantiu um incremento importante da cobertura vacinal, no entanto, ainda é preocupante a situação de grupos como crianças, gestantes e idosos. Convocamos todas as pessoas que não buscaram os postos para a administração da dose contra a influenza que aproveitem esses três últimos dias da campanha para se proteger, levando ainda em consideração que o Ministério da Saúde não irá prorrogar a estratégia", pontuou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Salvador.

 A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até a próxima quarta-feira (30), das 8 às 17 horas, nos 126 postos da rede básica do município.

Outras notícias

SAÚDE

Sobe para 20% cobertura vacinal contra pólio e sarampo em Salvador

18 de Agosto de 2018

JURÍDICO

Dr. Bumbum tem prisão preventiva decretada e mãe será solta

18 de Agosto de 2018

NOTÍCIAS

PM realiza uma das maiores apreensões de lagosta clandestina da história no sul da Bahia

18 de Agosto de 2018

POLÍTICA

Meirelles, Marina e Amoêdo defendem decisão rápida sobre registro de Lula

17 de Agosto de 2018

ESPORTE

Bahia perde para o palmeiras e dá adeus a Copa do Brasil

16 de Agosto de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Dr. Bumbum tem prisão preventiva decretada e mãe será solta 18 de Agosto de 2018

Justiça determina que sindicato encerre greve dos servidores municipais 10 de Agosto de 2018

Demi Lovato cancela shows no Brasil para focar em sua recuperação 09 de Agosto de 2018

Carlinhos Maia: O brasileiro mais assistido no 'stories' do Instagram 02 de Agosto de 2018