Salvador supera 500 mil procedimentos oftalmológicos realizados em 2018

Foto: Reprodução

 

Nesta terça-feira (10), Dia Mundial da Saúde Ocular, Salvador supera a marca de 500 mil procedimentos ofertados, desde janeiro deste ano, na área de oftalmologia, entre consultas e exames especializados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio de visão. No entanto, se fossem tratados de forma preventiva ou inicial, a maioria dos casos poderia ser evitada.

A data é uma forma de alertar a população sobre as doenças que podem acometer os olhos e estimular uma rotina de cuidados básicos, incluindo uma visita regular ao oftalmologista. Para garantir a assistência especializada para os soteropolitanos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece mais de 18 mil consultas em oftalmologia por mês, através de 29 unidades da rede própria ou contratada da capital baiana.

Para ter acesso ao serviço, a população pode comparecer em uma das 126 unidades básicas de saúde ou das dez Prefeituras-Bairro, munidos de cartão SUS e documento oficial com foto de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. “É importante não esperar a apresentação de algum sintoma para procurar um médico. Fazer visitas regulares ajuda na prevenção de problemas oculares e evita agravamentos decorrentes de doenças assintomáticas”, aconselha a oftalmologista Leonora Marques.

A médica alerta ainda sobre a importância da procura dos serviços de saúde de forma imediata após a apresentação de distúrbios da visão. “Indicativos como lacrimejamento, principalmente durante ou após realizar atividades que exigem esforço visual como ver televisão, ler ou desenhar, assim como dores de cabeça e visão dupla, podem ser sugestivos de alguma patologia e já seriam motivo para uma avaliação médica”, alertou.

Outras notícias

ESPORTE

Gilberto sai em defesa de Enderson, após eliminação do Bahia da Sul-Americana

22 de Fevereiro de 2019

O tricolor empatou em 0x0 com o Liverpool do Uruguai

NOTÍCIAS

Plataformas de transporte por aplicativos serão obrigadas a disponibilizar transporte de animais em Salvador

21 de Fevereiro de 2019

MUNDO

Guaidó vai à fronteira com a Colômbia garantir entrada de ajuda

21 de Fevereiro de 2019

POLÍTICA

ACM Neto anuncia Paulo Magalhães Jr. como novo líder do governo na CMS

21 de Fevereiro de 2019

NOTÍCIAS

MP-BA oferece denúncia contra padrasto de Eva Luana por estupro e tortura

21 de Fevereiro de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Moro vai ao Congresso entregar Projeto de Lei Anticrime 19 de Fevereiro de 2019

Rosa Weber pede manifestação de ministro da Educação sobre entrevista 15 de Fevereiro de 2019

Após festa acusada de racismo, Donata Meirelles pede demissão da Vogue 13 de Fevereiro de 2019

Grávida de sete meses, Ticiana Villas Boas decide o nome do bebê 13 de Fevereiro de 2019