Prefeitura oferta testes rápidos na Arena Fonte Nova neste sábado (15)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE São Francisco), irá ofertar testes rápido para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DST`s) neste sábado (15), na Arena Fonte Nova. A testagem rápida que será realizada por meio do projeto Fique Sabendo, contemplará preferencialmente o público masculino.

Durante o atendimento que funcionará das 9: 00 ás 13 horas, serão realizados testes rápidos para a Sífilis, HIV e hepatites virais, além disso, o público contará com a dispensação de preservativos e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva. O acesso será pelo estacionamento VIP, Ladeira da Fonte das Pedras, Nazaré.

A iniciativa faz parte das ações do Sábado do Homem e visa sensibilizar a população sobre o mês de luta contra o vírus HTLV (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas), bem como o incentivo ao diagnóstico precoce e consequentemente a quebra da cadeia de transmissão dessas doenças.

Os usuários com sorologia positiva contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive, com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

HTLV:É um vírus transmitido por relações sexuais, transfusões de sangue, compartilhamento de seringas e agulhas e ainda de mãe para o filho, durante o parto e amamentação. A doença é dividida em HTLV-1 e HTLV-2. Os sintomas indicativos da patologia são dores nos membros inferiores e região lombar, dificuldade para caminhar, defecar ou urinar, lesões cutâneas, alterações visuais e ósseas. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue, mas como o risco de desenvolvimento de doenças associadas ao HTLV-1 em indivíduos assintomáticos é baixo, não existe tratamento para esses casos.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Último eclipse lunar total até 2021 poderá ser visto no Brasil nesta madrugada

20 de Janeiro de 2019

ECONOMIA

Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 38 milhões na quarta-feira

20 de Janeiro de 2019

Confira as dezenas sorteadas: 04 - 28 - 29 - 30 - 43 - 52

ESPORTE

Bahia estreia no Campeonato Baiano contra o Flu de Feira

20 de Janeiro de 2019

POLÍTICA

Bolsonaro embarca hoje para Davos, em sua 1ª viagem internacional

20 de Janeiro de 2019

ESPORTE

Bahia anuncia a contratação do volante Douglas

20 de Janeiro de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Moro autoriza envio da Força Nacional ao Ceará 04 de Janeiro de 2019

Governador veta extinção do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária 03 de Janeiro de 2019

Marcelo Yuka, fundador do grupo O Rappa, morre aos 53 anos 19 de Janeiro de 2019

Após forte chuva, estrutura de palco desaba e show de Anitta no Ceará é interrompido 14 de Janeiro de 2019