Prefeitura intensifica ações de prevenção do câncer de mama no Outubro Rosa

FOTO: REPRODUÇÃO

Para combater um dos tipos de câncer que mais matam mulheres em idade fértil em Salvador, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai intensificar as ações de diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama.

De janeiro a setembro deste ano, foram registrados cerca de 217 óbitos em decorrência da patologia na capital baiana. No entanto, das 65 mil vagas disponibilizadas esse ano na rede municipal para a realização de mamografias, apenas 25 mil foram preenchidas.

Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procure um dos 126 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem. No local, serão feitos os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada. A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano. Porém, no mês do Outubro Rosa, a campanha de mobilização é intensificada.

A taxa de mortalidade por câncer de mama continua elevada no município por conta do diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado. As ações terão a presença de profissionais de saúde, para realizar o agendamento de exames clínicos e mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. “Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso, é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Mirelle França, coordenadora do setor materno-infantil da SMS.

Outras notícias

FAMOSOS

Após cinco anos, Schumacher não está mais em coma e não respira por aparelhos

18 de Dezembro de 2018

FAMOSOS

Simone e Simaria realizam demissão em massa de funcionários e surgem boatos de separação, diz colunista

18 de Dezembro de 2018

JURÍDICO

CNJ aprova novo auxílio-moradia de até R$ 4.377,73 para magistrados

18 de Dezembro de 2018

POLÍTICA

Guedes e governadores discutirão reforma da Previdência em janeiro

18 de Dezembro de 2018

NOTÍCIAS

Dias antes do Festival da Virada, Embasa libera lançamento de esgoto na praia da Boca do Rio

18 de Dezembro de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

CNJ aprova novo auxílio-moradia de até R$ 4.377,73 para magistrados 18 de Dezembro de 2018

TSE arquiva ação em que PT pedia inelegibilidade de Bolsonaro 13 de Dezembro de 2018

Após cinco anos, Schumacher não está mais em coma e não respira por aparelhos 18 de Dezembro de 2018

Simone e Simaria realizam demissão em massa de funcionários e surgem boatos de separação, diz colunista 18 de Dezembro de 2018