UPA Santo Inácio/Pirajá é referência em resolutividade em Salvador

Foto: Divulgação

Modernidade, conforto, qualidade no atendimento e satisfação. Essa é a realidade encontrada pelos pacientes que utilizam os serviços da Unidade de Pronto Atendimento Santo Inácio/Pirajá – primeiro posto de urgência e emergência da Bahia com Certificado de Acreditação, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Com pouco mais de dois anos de funcionamento, a UPA Santo Inácio/Pirajá administrada através da parceria entre a Prefeitura de Salvador e o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), garantiu ao longo de dois anos atendimento a mais de 250 mil pacientes. Os próprios usuários do posto de urgência atestam 90% do nível de satisfação com a estrutura física e pessoal da unidade, que foi reconhecida pelo Ministério da Saúde por cumprir todas as exigências em oferecer o melhor atendimento e qualidade de serviços aos usuários do SUS.

O alto índice de assistência da unidade se deve também pelo cumprimento do tempo de espera dos pacientes (que é um dos menores registrados nas unidades de emergência da rede municipal), seguindo à risca o Protocolo de Manchester – um dos atributos que qualificou a unidade em agosto desse ano, a Acreditação ONA, garantindo ao beneficiário SUS da capital um acolhimento equiparado aos ofertados pelos melhores equipamentos hospitalares do país.

A boa qualidade na assistência acaba atraindo pacientes de outras cidades baianas. Desde a inauguração, o posto acolheu cerca de 8.500 pacientes provenientes de municípios do interior do estado. “Os usuários têm acesso ao que existe de mais moderno em matéria de procedimentos médicos. Temos uma estrutura e uma equipe multiprofissional de primeiro mundo oferecida pelo serviço público da Saúde em Salvador”, comemorou a gerente da UPA, Carolina Belém.

Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, a UPA atende urgências e emergências de média a alta complexidade, sendo um meio termo entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto. Até 95% dos casos são solucionados na própria Unidade de Pronto Atendimento, o que contribui para a diminuição da fila na Central Estadual de Regulação.

Selo de qualidade - Para receber a certificação, o equipamento passou rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento. O certificado, reconhecido em todo país, é chancelado pela Sociedade Internacional para Qualidade na Saúde (ISQua) e confirma o grau de excelência da série de itens avaliados na unidade.

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