Aplicativo ajuda a evitar acidentes com crianças esquecidas em carros

Um aplicativo desenvolvido no Rio Grande do Sul ajuda a evitar acidentes como o que causou a morte de um bebê de cinco meses, quarta-feira (23), esquecido no carro pelo pai durante a rotina de trabalho, em Araçatuba, interior de São Paulo.

Os sócios Érico Montejo e Larissa Moraes desenvolveram um sistema gratuito que avisa pelo celular quando a criança não é deixada na escola, creche ou onde deveria estar rotineiramente. O serviço, registrado com o nome de "Bebê Alerta", está disponível para celulares com tecnologia Android ou iOS.

Montejo é empresário da área de comunicação e Larissa, consultora empresarial. "O aplicativo nasceu da nossa preocupação em defender as crianças de fatalidades, ajudando os pais a reduzir o esquecimento dos filhos nos carros. Na vida atribulada de hoje, é algo que pode acontecer com qualquer pessoa", disse Larissa.

O sistema registra a rotina da criança e emite alerta quando ela é quebrada. Se o filho não é deixado na escola no horário previsto, por exemplo, a mensagem indaga se os pais têm conhecimento da falta à aula. Isso também acontece quando a criança sai das aulas antes do horário ou permanece na escola mais tempo que o previsto. Segundo Larissa, o controle também evita casos, que ocorrem com certa frequência, de pais que se esquecem de buscar o filho após o período letivo.

Lançado no início deste ano, o serviço já recebeu adesão de escolas de Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, de forma gratuita. "Se a escola quiser inserir logotipo ou publicidade, aí é cobrada uma mensalidade", disse a consultora empresarial. Na escola, além do celular, o controle pode ser feito por tablet, notebook ou computador, permitindo a inserção de outros serviços, como a agenda escolar e informações para os pais.

Larissa e Montejo pretendem ampliar o leque de utilidades do sistema. "Estamos preparando a segunda fase do projeto, em que os pais poderão usar o sistema de check-in e chek-out em outras atividades do dia a dia", disse Larissa. O funcionamento e formas de acessar o serviço estão disponíveis no site www.bebealerta.com.br.

 

Outras notícias

CIDADE

SOM ZERO: Barracas do Imbuí ficam impedidas de utilizar equipamentos de sonorização

24 de Abril de 2018

Medida provisória permanecerá até que os permissionários apresentem um projeto de adequação sonora viável para Prefeitura

POLÍTICA

Angelo Coronel recebe apoio de líderes evangélicos para postular vaga ao Senado na chapa majoritária de Rui Costa

23 de Abril de 2018

FAMOSOS

Nasce terceiro filho de Kate e do príncipe William

23 de Abril de 2018

POLÍTICA

PT registra aumento de filiações ao partido

23 de Abril de 2018

Após a prisão de Lula, a adesão em uma semana foi maior que a média mensal do partido

JURÍDICO

Gamil Foppel é cotado para disputar presidência da OAB Bahia

22 de Abril de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Gamil Foppel é cotado para disputar presidência da OAB Bahia 22 de Abril de 2018

Justiça estende prazo para Samarco fechar acordo sobre Mariana 21 de Abril de 2018

Nasce terceiro filho de Kate e do príncipe William 23 de Abril de 2018

Ivete prestigia show de Jorge Drexler na BA 18 de Abril de 2018