Cidade

Carnaval: Ainda é cedo para falar, diz Rui Costa

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Taxa de ocupação em leitos de UTI em todo o estado da Bahia chegou a 62%

 

Eventos no estado da Bahia serão liberados de forma gradativa conforme o número da taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 continuem baixos, foi o que assegurou o governador Rui Costa durante entrevista com a imprensa na manhã desta terça-feira (13). Rui  disse que ainda  é precipitado falar sobre os eventos de grande porte, como o réveillon e o carnaval.

No último dia 9 de julho, sexta-feira, o Governo do Estado autorizou a realização de eventos e atividades com público inferior a 100 pessoas. Além disso, foi anunciado também que a partir desta quinta-feira (15), os eventos com até 200 pessoas poderão ocorrer somente nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 permaneça, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 60%.   Já os shows e festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, continuam proibidos até 23 de julho.

 

“Nós vamos fazer de forma gradativa a liberação de eventos. Tá liberado até 100 [pessoas] essa semana. A gente deve reavaliar e aumentar [o público] caso os números continuem assim. Mas, por enquanto, não está cogitado festas. Estamos liberando eventos como batizados, casamentos e etc. Festas de grande porte eu ainda acho prematuro. Eu não gosto de ficar especulando sobre o futuro. Essa doença é muito traiçoeira. Países que já tinham declarado a extinção do uso de máscaras, como Israel, tiveram que voltar atrás e decretar o uso de máscaras novamente em ambientes fechados. Por que? Porque as novas variantes chegam e mudam o comportamento da contaminação. Então acho prematuro. Não gosto de ficar criando factoide. Eu prefiro aguardar pra quando anunciar, anunciar uma posição mais segura, mais consistente sobre o futuro. Ainda é cedo para falar de carnaval, ainda é cedo para falar de festa de réveillon. Nós estamos no mês de julho”, salientou.

Relacionadas