Esporte

Atletas beneficiados pela ajuda de custo da Prefeitura

ganham quatro medalhas em competição internacional

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Os primeiros atletas a receberem ajuda de custo da Prefeitura de Salvador para disputarem torneios esportivos ganharam medalhas em uma competição internacional de Jiu-Jitsu disputada no Rio de Janeiro neste último final de semana. Quatro esportistas da capital baiana subiram ao pódio, trazendo um ouro, uma prata e dois bronzes no Kids Internacional IBJJF Jiu-Jitsu Championship, que faz parte do circuito mundial da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF).

Ananda Beatryz Freitas Borges, de 11 anos, levou o ouro, enquanto Ana Clara Barros de Araújo Sena, também de 11, conquistou o bronze, ambas da mesma categoria. Já Stella Caroline Carvalho Chagas, de 9 anos, conquistou a prata, enquanto Israel Luís Adorno Barreto, de 12 anos, trouxe outro bronze para Salvador.

Todas as crianças fazem parte do projeto social Boa Luta, que oferece aulas de Jiu-Jitsu Brasileiro para a população carente da Boca do Rio e é promovido pela equipe Nordeste Jiu-Jitsu, uma das mais tradicionais da capital baiana, em parceria com a Prefeitura de Salvador.

A ajuda de custo entrou em vigor no último dia 16 de agosto, após um decreto que foi assinado pelo prefeito Bruno Reis. Por meio dele, a gestão municipal apoia atletas de diferentes modalidades para que eles possam disputar competições em outros estados e até mesmo em outros países, ampliando as suas oportunidades. A Prefeitura, portanto, paga parte das despesas, entre elas passagem, hospedagem e alimentação.

O projeto é promovido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). O titular da pasta, Júnior Magalhães, comemorou a largada com sucesso: “É com imensa satisfação que damos início a esse apoio fundamental aos atletas de Salvador. Esta é uma iniciativa que reflete o comprometimento da Prefeitura em promover o esporte como uma ferramenta de inclusão social capaz de transformar vidas”, disse.

Ana Clara, de 11 anos, já foi medalhista de ouro no Campeonato Baiano, na Brasil Cup e no torneio Norte e Nordeste de Jiu-Jitus; Ananda Beatryz já alcançou o lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro CBJJ e no Campeonato Baiano. Stella Caroline já obteve medalhas de ouro no Campeonato Baiano, na Brasil Cup e no Norte Nordeste; por fim, Israel Luís já alcançou o ouro no Abu Dhabi AJP Tour, na Brasil Cup e é multicampeão no Campeonato Baiano.

“Esse é um apoio de extrema importância para ampliar a oportunidade de acesso a crianças e jovens em eventos esportivos de grande relevância. Nossa missão é promover a inclusão social dessa garotada através dessa ferramenta transformadora que é o esporte”, reforçou o diretor-geral de Esportes da Sempre, Felipe Lucas.

Relacionadas