Notícias

Setembro Amarelo: Fabamed promove ações com foco na prevenção ao suicídio em unidades de Salvador

Por Redação em às | Foto: Divulgação


Para lembrar o Setembro Amarelo, mês da campanha brasileira de prevenção ao suicídio, os colaboradores do 16º Centro de Saúde Maria da Conceição Imbasshy e do Gripário do Pau Miúdo, ambas as unidades administradas pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), em Salvador, promoveu uma ação para chamar a atenção de pacientes e acompanhantes sobre o assunto.

A iniciativa visa orientar os usuários dos serviços na identificação dos potenciais sintomas que podem o indivíduo a cometer atentados contra a própria vida, além de prestar esclarecimentos que possam auxiliar os interessados a buscar atendimentos especializados por meio da rede SUS na capital baiana.

Durante todo mês, os profissionais que atuam no setor de emergência dos postos vestirão o avental amarelo como símbolo de valorização à vida.

Suicídio - A Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o tema um grave e urgente problema de saúde pública, apontou, em seu relatório, que mais de 800 mil pessoas se matam todos os anos. O que significa que a cada 40 segundos, alguém tira a própria vida.

O problema é apontado entre as dez maiores causas de morte mais frequentes no mundo, e a segunda principal entre os jovens de 15 a 29 anos. Segundo a OMS, nove de cada dez suicídios poderiam ser evitados, com a identificação e tratamento de vulnerabilidades, como distúrbios mentais, transtornos de personalidade, isolamento e depressão.

Relacionadas