Profissionais da saúde serão qualificados para prestar atendimentos às vítimas de violência

Foto: Reprodução/Fasubra

O Projeto de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Intrafamiliar, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), receberá na próxima terça-feira (22), no auditório do Complexo Municipal de Saúde Professor Clementino Fraga, das 08h às12h, a Major Denice Santiago, criadora da Ronda Maria da Penha, que ministrará palestra direcionada a aproximadamente oitenta profissionais da saúde, visando qualificá-los para realização eficiente dos atendimentos direcionados às vítimas de violência doméstica e intrafamiliar.

O objetivo do encontro é qualificar os profissionais de urgência e emergência sobre como proceder diante do atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e intrafamiliar, acolhidas nas unidades de saúde. A atividade visa, ainda, proporcionar um olhar sensível aos profissionais, gerando o conceito de empatia e acolhimento, para pessoas que já carregam traumas dessa natureza.

A ação está ancorada ao projeto de intervenção, uma iniciativa do Serviço Social do Pronto Atendimento Rodrigo Argôllo, que, após análises do crescente número de atendimentos realizados a estas mulheres em pronto-atendimento, observou a necessidade de alinhamento das condutas entre as equipes de saúde e administrativa, frente a este problema social.

A abertura do encontro ficará por conta de Leila Kíssia, especialista em Direitos Humanos e Cidadania, e mediadora na área da violência contra a mulher. Leila faz parte do Teatro dos Oprimidos, que busca investigar e compreender as relações de opressão através de caminhos como a expressividade não verbal, a sensibilidade, a criatividade e a empatia, mas sem simplificar a realidade.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Empresa que presta serviço de segurança à Caixa Econômica na Bahia descumpre obrigações trabalhistas

09 de Julho de 2020

De acordo com denúncias recebidas pelo deputado estadual, Samuel Júnior (PDT), a empresa Interfort Segurança apresenta irregularidades como a falta de depósito do FGTS dos trabalhadores, além do não pagamento das horas extras, ticket de refeição e vale transporte

NOTÍCIAS

Pandemia: isolamento social aumenta em 48% número de quedas entre idosos da capital

08 de Julho de 2020

NOTÍCIAS

PSDB apresenta pré-candidato à Prefeitura de Paripiranga

07 de Julho de 2020

NOTÍCIAS

Vereadora pede medidas urgentes da Concessionária Salvador Norte após estupro de cadela dentro da empresa

07 de Julho de 2020

NOTÍCIAS

Médica mineira deverá ser a mais nova cidadã baiana após relevantes serviços prestados na Bahia

03 de Julho de 2020

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020