Única na Bahia com certificação internacional, UPA Pirajá/Santo Inácio recebe visita de secretário da Saúde

A unidade de urgência de Salvador compõe o quadro seleto de três UPA’s que possuem o selo no Brasil.

O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, visitou nesta quinta-feira (07) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pirajá/ Santo Inácio, única na Bahia com o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – certificação internacional que avalia os equipamentos de saúde com alto grau de excelência na prestação de serviço no mundo. A unidade de urgência de Salvador compõe o quadro seleto de três UPA’s que possuem o selo no Brasil.

Durante a visita, Leo enalteceu a estrutura e a importância do selo para garantir uma saúde pública resoluta e de excelência na capital baiana. “A atual gestão deflagrou uma verdadeira revolução na Saúde soteropolitana, sobretudo no setor de urgência e emergência com a construção de nove UPAs, além do primeiro Hospital Municipal. Mas não se trata apenas da construção de postos, nosso compromisso é que de fato os equipamentos funcionem de maneira resoluta e qualificada. É uma satisfação poder oferecer ao cidadão soteropolitano uma unidade pública com credenciais de qualificação hospitalar reconhecidas mundialmente”, comemorou.

Para receber a certificação, o equipamento passou rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento.

Ainda durante a vistoria as estruturas de saúde, Leo ouviu atentamente às demandas da população, dos profissionais de saúde e equipes das unidades visitadas, e reforçou a importância do atendimento humanizado por parte dos servidores aos pacientes além da qualidade dos serviços de saúde prestados pelo município. 

“Observei atentamente os desafios, problemas, situações urgentes, e às logísticas para os abastecimentos. Identificando, corrigindo, unificando o fluxo junto com todas as equipes de trabalho da SMS para que as nossas unidades sejam exemplo de cuidado para com a população”. 

A inspeção seguiu para a UPA Brotas, com alvará, a unidade é destaque na avalição dos soteropolitanos e em breve pode ser certificado pela International Organization for Standardization (ISSO) pela referência de serviço social, farmácia, clínica, faturamento, prestação de contas, captação de córneas e consultório de rua. 

“Essa unidade dobra a meta de atendimento por mês beneficiando em média 11 mil pessoas. Aqui são dispensados em 1h30 o resultado de exames, sendo que o contratual são 2h. O laboratório é equipado a maior parte por próprios recursos, ou seja, o dinheiro está sendo bem empregado. O maior beneficiado é o cidadão de Santo Inácio e Pirajá porque estão recebendo um equipamento de primeiro mundo”, destacou Leo.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Assembleia de Deus celebra centenário na Arena Fonte Nova neste sábado

06 de Dezembro de 2019

NOTÍCIAS

Campanha Dezembro Verde alerta sobre conduta criminosa de abandono de animais

04 de Dezembro de 2019

Vereadora e protetora de animais Marcelle Moraes aderiu à campanha na capital baiana

NOTÍCIAS

Câmara de Salvador homenageará em Sessão Solene os 175 anos do Apostolado da Oração

22 de Novembro de 2019

NOTÍCIAS

Postos de saúde realizam ações de saúde do homem próximo sábado (23)

22 de Novembro de 2019

A atividade faz parte do ‘Novembro Azul’ da rede municipal

NOTÍCIAS

Seminário discute Discriminação e do Racismo institucional no âmbito da Saúde em Salvador

21 de Novembro de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Grazi Massafera é vista aos beijos com Caio Castro em festa 04 de Setembro de 2019

Nego do Borel é condenado a pagar R$ 20 mil a motorista de aplicativo 22 de Agosto de 2019