Atiradores e agentes de segurança da Bahia poderão ter isenção de ICMS para armas de fogo
Agência Brasil
Agentes de segurança pública e militares das forças armadas, além de atiradores regularizados e colecionados podem ser beneficiados com a isenção do ICMS na aquisição de armas de fogo na Bahia. Um projeto de Lei da Assembleia Legislativa (Alba), pode garantir o feito, de autoria da deputada Talita Oliveira (PSL).
A iniciativa da parlamentar, em apoio aos agentes de segurança, vai ao encontro das medidas nacionais que facilitam o acesso ao porte de arma, já que a Polícia Federal publicou em agosto desse ano, a nova instrução normativa flexibilizando regras e procedimentos para a posse do equipamento.
De acordo com o texto, as categorias contempladas seriam as seguintes: policiais militares, bombeiros militares, policiais civis, policiais penais, guardas civis municipais, caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) registrados nos órgãos competentes.
Talita argumenta que estes profissionais exercem funções de risco ao encontrar em contato direto com a criminalidade. “Cansamos de ver as notícias relacionadas a policiais, pais de família, que são vítimas de bandidos, com a motivação relacionada a seu trabalho na força de segurança. A carga tributária excessiva inibe a aquisição desses produtos, portanto, devemos considerar que a isenção de ICMS é um investimento, tanto no desenvolvimento do esporte quanto na segurança pública, aliás, essa renúncia deveria ser apropriadamente lançada como investimento público no esporte e na segurança”.
Caso seja sancionado, o valor de armas nacionais poderá reduzir em média, 15% e as importadas o índice pode representar uma queda em 27%, visto que o ICMS também se aplica sobre a taxa do frete.
O texto passará por comissões temáticas da Casa Legislativa e segue para votação em plenário.
Outras notícias

Hipnose auxilia pacientes na reeducação alimentar e emagrecimento
20 de Janeiro de 2021

Marcelle Moraes denuncia utilização de gato para churrasco com grupo de amigos em Camaçari
14 de Janeiro de 2021

Geraldo Júnior recomenda "mutirão da fé, em casa" na Lavagem do Bonfim
13 de Janeiro de 2021

Deputado federal baiano recorre à Bolsonaro para ajudar trabalhadores da Ford de Camaçari
13 de Janeiro de 2021

Gripários de Salvador registram aumento na procura de atendimentos nos primeiros dias do ano
12 de Janeiro de 2021

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020
