Política

Bahia pode receber recursos extra orçamentários para a saúde

Aporte de verbas é resultado da articulação política do deputado federal Alex Santana em Brasília

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Foto: Reprodução/ Floriano Rios

Ampliar e qualificar os serviços e atendimentos da Atenção Básica, principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), foi o tema da discussão entre o deputado baiano, Alex Santana (PDT) e o ministro da saúde, Henrique Mandetta nesta quarta-feira (19). Durante a ocasião, o parlamentar solicitou do Ministério da Saúde uma aquisição de recursos extra orçamentários para investir no Piso de Atenção Básica (PAB) de Salvador e dos outros 416 municípios da Bahia. 

“Na atenção básica 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos, é importante direcionar recursos para melhorar a saúde da população que depende da rede pública. Esse nível de atenção funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Com isso, os leitos das emergências e hospitais tendem a desafogar”, salientou Alex. 

“Estou buscando junto ao governo federal recursos em diversos ministérios para expandir os investimentos, afinal de contas, a Bahia é um dos maiores estados do país e tem potencial para contribuir muito com o desenvolvimento da nação”, completou. 

A Bahia possui 4.204 Unidades de Saúde da Família em funcionamento com atuação de 3.543 Equipes de Saúde da Família, cobrindo 71% da população (10,8 milhões), além de 2.460 Equipes de Saúde Bucal, alcançando 5,5 milhões de pessoas.

Do total de recursos que podem ser destinados, a verba também será aplicada para ambulâncias, reformas e equipamentos que as cidades precisem. “O funcionamento da máquina é um organismo que precisa que tudo esteja em pleno nos conformes. Fui enfático quanto à urgência na qualificação da assistência, bem como na reestruturação e integração dos fluxos de atendimento”, destacou.

Relacionadas