Vereadora Marcelle Moraes alerta sobre o cuidado com os animais no período junino

Foto: Reprodução

Para muitas pessoas, os fogos de artifício são sinônimo de festa e alegria, porém para os animais de estimação eles representam medo e estresse. Isso acontece porque cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos e, consequentemente, são mais sensíveis ao barulho.

Preocupada com o perigo para os animais nesta época do ano, a vereadora Marcelle Moraes alerta que a queima dos fogos de artifício é um dos aspectos marcantes nos festejos juninos, mas para quem tem um animal de estimação é um mês em que se deve ter atenção redobrada. 

Apesar da queima de fogos ser momentânea, o estresse causado por ela pode durar dias. “Os animais se sentem aterrorizados com o som das bombas. Os cães, por exemplo, possuem audição quatro vezes mais potente do que a dos humanos. Esse sério problema pode levá-lo a fugir, e sofrer algum acidente devido ao susto. É preciso ter cuidados redobrados neste momento delicado para eles e abolir os fogos de perto dos nossos anjos de quatro patas”, disse a parlamentar. 

Além do estresse, a agitação por conta do barulho pode causar ferimentos quando os animais buscam por abrigo. A elevação da temperatura corporal também pode desencadear sintomas como vômito e diarreia. “Dependendo do caso, se o animal já tiver alguma outra patologia, o som pode causar sintomas mais graves como, por exemplo, crises convulsivas e até desmaios. O pior de tudo é que nessas épocas, dificilmente se encontrará veterinários disponíveis para um atendimento emergencial, daí o mais acertado é prevenir”, afirmou.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Marcell Moraes defende eleições municipais via internet

20 de Maio de 2020

NOTÍCIAS

Nova tecnologia de cirurgia na coluna permite alta no mesmo dia de pacientes baianos

20 de Maio de 2020

NOTÍCIAS

Processo de regulamentação da atividade funerária avança na Bahia

18 de Maio de 2020

Vereador Joceval Rodrigues destaca momento como oportuno para outorgar dispositivo que regulamentará atividade na capital

NOTÍCIAS

Projeto prevê testagem rápida de todos trabalhadores de saúde em unidades baianas na saída de cada plantão

12 de Maio de 2020

Medida proposta pelo deputado estadual Samuel Júnior (PDT) visa preservar familiares e reduzir a tensão dos trabalhadores que atuam no enfrentamento à pandemia

NOTÍCIAS

Deputado Alex Santana reforça pedido de leitos de UTI para Jacobina

12 de Maio de 2020

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Aos 98 anos, morre sambista Riachão 30 de Março de 2020

Preta Gil recebe alta após diagnóstico de coronavírus: ‘Estou curada’ 27 de Março de 2020