Vereadora Marcelle Moraes alerta sobre o cuidado com os animais no período junino

Foto: Reprodução

Para muitas pessoas, os fogos de artifício são sinônimo de festa e alegria, porém para os animais de estimação eles representam medo e estresse. Isso acontece porque cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos e, consequentemente, são mais sensíveis ao barulho.

Preocupada com o perigo para os animais nesta época do ano, a vereadora Marcelle Moraes alerta que a queima dos fogos de artifício é um dos aspectos marcantes nos festejos juninos, mas para quem tem um animal de estimação é um mês em que se deve ter atenção redobrada. 

Apesar da queima de fogos ser momentânea, o estresse causado por ela pode durar dias. “Os animais se sentem aterrorizados com o som das bombas. Os cães, por exemplo, possuem audição quatro vezes mais potente do que a dos humanos. Esse sério problema pode levá-lo a fugir, e sofrer algum acidente devido ao susto. É preciso ter cuidados redobrados neste momento delicado para eles e abolir os fogos de perto dos nossos anjos de quatro patas”, disse a parlamentar. 

Além do estresse, a agitação por conta do barulho pode causar ferimentos quando os animais buscam por abrigo. A elevação da temperatura corporal também pode desencadear sintomas como vômito e diarreia. “Dependendo do caso, se o animal já tiver alguma outra patologia, o som pode causar sintomas mais graves como, por exemplo, crises convulsivas e até desmaios. O pior de tudo é que nessas épocas, dificilmente se encontrará veterinários disponíveis para um atendimento emergencial, daí o mais acertado é prevenir”, afirmou.

Outras notícias

ESPORTE

Bahia oficializa a contratação do atacante Lucca

15 de Julho de 2019

POLÍTICA

PSB abre processo sobre deputados que apoiaram reforma da Previdência

15 de Julho de 2019

11 parlamentares contrariaram orientação do partido e apoiaram projeto. Código de ética da sigla prevê desde simples advertência até expulsão.

POLÍTICA

CPI de Brumadinho na ALMG convoca funcionários de empresas terceirizadas da Vale

15 de Julho de 2019

Deputados convocaram cinco pessoas para depor na comissão que investiga o rompimento da barragem em 25 de janeiro deste ano.

NOTÍCIAS

TJ-BA julgará anulação do júri de Kátia Vargas no próximo dia 31 de julho

15 de Julho de 2019

POLÍTICA

ACM Neto sanciona lei do “built to suit” para permitir locação de imóveis pela prefeitura

15 de Julho de 2019

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Justiça suspende leilão da Avianca marcado para amanhã 06 de Maio de 2019

Após mais de um ano sumido, Tiago Iorc lança álbum surpresa 05 de Maio de 2019

Leo Santana pede Lore Improta em casamento durante viagem a Dubai 25 de Março de 2019