Saúde

Unidades ISAC ofertaram mais de 1 milhão de atendimentos na Bahia, em 2023

Trabalho realizado nos multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, desde 2020, expande para a UPA San Martin, que fechou o ano recebendo a certificação Ouro pela execução do Protocolo IAM

Por Redação em às | Foto: Divulgação

Brasília, 19 de fevereiro de 2024 – Dos cinco estados com unidades de saúde sob gestão compartilhada do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania (https://isac.org.br/), a Bahia registrou os números mais expressivos no balanço geral de 2023.

 

No total, foram ofertados 1.018.569 atendimentos e consultas médicas e multidisciplinares, entre Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, e 431.918 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que concentram os exames laboratoriais, de raio-x, eletrocardiogramas, entre outros diagnósticos e exames complementares.

 

Esses números representam 64,74% de todos os atendimentos e 38,98% de todos os SADT realizados pelas unidades ISAC no Norte e Nordeste do país no último ano, além dos investimentos e melhorias em infraestrutura e capacitação profissional para a entrega de serviços cada vez melhores e mais humanizados.

 

Na UPA San Martin (https://upasanmartin.med.br/), foram 80.129 atendimentos médicos, 301.310 atendimentos multidisciplinares (exceto Enfermagem) e 327.445 atendimentos de Enfermagem, além de 1.517 pequenas cirurgias e cirurgias de pele.

 

Somados com os 69.190 acolhimentos com Classificação de Risco e os 177.910 SADT registrados, a UPA 24h, que está sob gestão do ISAC desde outubro de 2022, realizou 957.501 procedimentos, entre clínicos, cirúrgicos e com finalidade diagnóstica.

 

Além disso, a UPA San Martin obteve, em dezembro, a certificação Ouro pela execução do Protocolo IAM, durante o 2° Fórum da Linha de Cuidado do IAM, o que atesta a excelência no atendimento prestado à população soteropolitana nos casos de IAM (infarto agudo do miocárdio).

 

E também, pela primeira vez, a UPA San Martin realizou quatro doações de córneas para o Banco de Olhos da Bahia, ajudando a reduzir a fila de espera.

 

Já o Multicentro de Saúde Carlos Gomes (https://mcs-carlosgomes.med.br/) registrou 156.626 atendimentos, enquanto o Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas (https://mcs-valedaspedrinhas.med.br/) ofertou 82.352 atendimentos.
Ambos os multicentros realizam atendimento ambulatorial e consultas especializadas de baixa e média complexidades, mediante agendamento pela Central de Regulação da rede municipal.

 

As unidades apresentaram um crescimento de 10,65% (MCS Carlos Gomes) e 8,7% (MCS Vale das Pedrinhas), em 2023, em comparação com o total de atendimentos realizados no ano anterior, e estão entre as unidades mais antigas sob gestão do ISAC, desde agosto de 2020.

 

Sob nova gestão, unidades ISAC realizam 1,57 milhão de atendimentos

 

Fundado em 2011 como associação civil e com sede em Brasília (DF), o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania (https://isac.org.br/) é a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

 

Em 2023, sua gestão esteve presente em 13 unidades de saúde, oferecendo serviços de qualidade e atendimento humanizado para centenas de milhares de usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, e, no dia 31 de maio, apresentou Antônio Carlos Drummond Filho, economista e gestor de Relações Institucionais e Governamentais, como novo presidente para o quadriênio 2023-2027.

 

Com atuação nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Tocantins e Piauí, mais o Distrito Federal, foram realizados um total de 1.576.513 atendimentos e consultas médicas e multidisciplinares, que envolvem assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

 

O número representa um crescimento de 86,49% em comparação com 2022, que registrou 845.357 atendimentos nas unidades sob gestão compartilhada do ISAC em todo o país, entre hospitais, ambulatórios, espaço de saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Além disso, as unidades de saúde somaram mais de 1,1 milhão de SADT, um aumento de aproximadamente 20,92% em comparação com 2022, que encerrou com 916.288 SADT realizados.

Relacionadas