Prefeitura promove assistência em saúde bucal para moradores de Salvador

FOTO: REPRODUÇÃO

Cuidar da saúde dos dentes é tão importante como cuidar do coração. As más condições de higiene bucal podem causar doenças, principalmente relacionadas a problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer de boca e esôfago. 

Visando garantir a promoção de qualidade nos cuidados da saúde bucal, a rede municipal de assistência bucal oferta serviços clínicos, de urgência e emergência, média complexidade e especializados em 297 consultórios espalhados nos 12 distritos sanitários da capital. 

Os encaminhamentos para Centro Especializado Odontológico (CEO), Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF) deverão ser realizados de segunda à sexta-feira das 08h às 17h, através da ficha de referência, devidamente preenchida, sendo indispensável a apresentação dos seguintes documentos: cartão SUS e identidade. Vale ressaltar que as UBS’s atendem via demanda aberta, ou seja, qualquer pessoa pode agendar a consulta. Já as USF’s marcam atendimentos apenas aos usuários da região já cadastrados no sistema.

Veja onde se tratar:
Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) – a assistência se concentra nos atendimentos clínicos, com marcação prévia no sistema, como: procedimentos de profilaxia; cirúrgicos; restauradores; periodontia básica, radiografia e ações de promoção à saúde bucal, entre elas, atividades educativas, escovação dental supervisionada e aplicação de flúor. 

Centros de Especialidade Odontológicas (CEO) – Para quem precisa de atendimentos de média complexidade pode buscar o serviço nos 06 CEO’s nos bairros de Cabula VI, Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Carlos Gomes e Periperi. “Todos os Centros especializados foram requalificados nessa gestão, proporcionando a ampliação da oferta de serviços com mais qualidade e resolutividade”, afirma Ticiane Mendonça, Coordenadora do setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nessas unidades são ofertados Periodontia, Endodontia, Cirurgia Oral Menor, Estomatologia, Canal, NAPES, Odontopediatria e Prótese. 

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) – Os serviços de urgência e emergência são ofertados 24 horas. A atual gestão ampliou para 10 unidades, ante as 2 unidades que haviam em Salvador em 2012. A recém reinaugurada Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), no Dique do Tororó e as 09 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) tratam de pacientes que apresentem quadro de Abcesso Dentário e Pericoronário, Alveolite, Drenagem de Abcesso Oral e de Cisto, Fratura Dentária, Hemorragias Dentro – Alveolar, Trauma Dentário e Pulpite Aguda. 
 

Especializados – Após triagem nos consultórios odontológicos, caso seja confirmado, pacientes que possuam cardiopatia são encaminhados para o Multicentro Amaralina que possui uma equipe especializada para atender a pacientes com esse tipo de anomalia. Já o Multicentro Liberdade atende pacientes portadores de infecções sexualmente transmissíveis (IST/ HIV/ Aids/ HV).

Outras notícias

ECONOMIA

Latam começa a cobrar passageiro pela marcação de assento no avião

19 de Julho de 2018

POLÍTICA

Após negativa de PR e PRP, Bolsonaro diz que o ‘seu partido é o povo’

19 de Julho de 2018

FAMOSOS

Simaria posta foto com irmã e anuncia 'retorno'

19 de Julho de 2018

ESPORTE

Vitória vence o Paraná e abre distância do Z-4

18 de Julho de 2018

CIDADE

SAMU 192 completa 13 anos de assistência em Salvador e Região Metropolitana

18 de Julho de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

STF SOLTA JOSÉ DIRCEU 26 de Junho de 2018

Câmara dos Deputados aprova projeto que permite advogado sem procuração ver processo eletrônico 15 de Maio de 2018

Simaria posta foto com irmã e anuncia 'retorno' 19 de Julho de 2018

Corte irá decidir se filhas de Menghan e Harry terão título Real 17 de Julho de 2018