Salvador recebe prêmio Brasil Sorridente pela qualidade dos serviços odontológicos prestados à população

FOTO: REPRODUÇÃO

Salvador tem o melhor programa de saúde bucal entre as cidades baianas com mais de 50 mil habitantes. O reconhecimento veio através do concurso “Brasil Sorridente”, instituído pelo o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA).

A entrega do prêmio que aconteceu Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, reuniu representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), além dos coordenadores de Saúde Bucal de diversos municípios baianos.

Para a premiação, o CRO-BA utilizou indicadores para avaliar os serviços como financiamento em saúde, controle social, programa de atenção básica, promoção de saúde bucal, assistência especializada, desprecarização e biossegurança.

A responsável pela Saúde Bucal de Salvador, Ticiane Mendonça, atribui este importante resultado ao esforço e dedicação das equipes de Saúde Bucal do município, além do apoio da gestão no desenvolvimento das atividades. “A SMS continuará estimulando, estabelecendo parcerias com outras instituições e oferecendo condições para o incremento desta importante atividade”, ressaltou.

Ampliação da rede - A ampliação da cobertura em saúde bucal também tem sido uma das prioridades da Prefeitura. Anualmente são realizados cerca de 800 mil procedimentos odontológicos nos 297 consultórios da rede. Além disso, nos últimos 5 anos, cerca de 720 profissionais entre dentistas e auxiliares bucais foram contratados pela administração, garantindo resolutividade e dinamicidade à assistência.

Vale ressaltar que no ano de 2015, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Cajazeiras recebeu a certificação acima da média no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade do Ministério da Saúde, sendo este o único CEO Tipo III a obter esta certificação no Estado da Bahia.

Atualmente, os seis Centros de Especialidades Odontológicas (6 CEO's) nos bairros de Cabula VI, Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Carlos Gomes e Periperi foram totalmente requalificados em Salvador, prestando atendimentos de média complexidade na área de odontologia.

De forma pioneira, a Prefeitura introduziu os serviços de prótese dentária de forma totalmente gratuita, sendo estes oferecidos nos CEO's do município. A SMS conta ainda com duas unidades odontológicas 24 horas - na Liberdade e a recém inaugurada no Dique -, bem como, introduziu em todas as UPAS o atendimento de urgência e emergência ininterruptos à população.

 

Outras notícias

POLÍTICA

Haddad salta 6 pontos e Bolsonaro sobe para 28%, mostra pesquisa

21 de Setembro de 2018

SAÚDE

Saúde oferece assistência aos participantes da Maratona Salvador 2018

21 de Setembro de 2018

ESPORTE

Coreias entram em acordo por candidatura conjunta para Olimpíada de 2032

21 de Setembro de 2018

ENTRETENIMENTO

Produção do Salvador Fest divulga esquema especial de segurança para o evento

21 de Setembro de 2018

ESPORTE

Bahia vence e abre vantagem na Sul-Americana

20 de Setembro de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Supremo dá aval à terceirização irrestrita 31 de Agosto de 2018

STJ impede Ciro de visitar Lula na prisão 24 de Agosto de 2018

Ivete Sangalo e Daniel Cady batizam filhas, Marina e Helena, em Salvador 17 de Setembro de 2018

Simone anuncia pausa em shows após Simaria passar mal: 'Fazendo novos exames por conta da doença' 16 de Setembro de 2018