Saúde monta esquema especial para Lavagem do Bonfim

“Quem tem fé, vai a pé”. Esse é o lema dos devotos do Senhor do Bonfim que na próxima quinta-feira, 11 de janeiro, se vestem de branco para a Lavagem em reverência ao santo e seguem o cortejo da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim. Mas, fazer essa caminhada de 8 quilômetros exige alguns cuidados para evitar a desidratação e o desgaste físico.

O coordenador médico de urgências e emergências hospitalar em Salvador, Ivan Paiva, dá algumas dicas para os fiéis e turistas que participarão da tradicional festa soteropolitana. “As pessoas devem sair de casa bem alimentadas e evitar o jejum antes de ir a festa. Usar o protetor solar, calçados confortáveis, roupas leves e levar a sua garrafa de água ou comprar a mineral industrializada para evitar a desidratação. Além disso, ter o cuidado com a ingestão de alimentos e saber a procedência deles”, alerta.

Paiva orienta as pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, fazer uso da medicação de rotina. Consultar o médico sobre o esforço que irá fazer no percurso também é necessário para evitar problemas no trajeto. O médico ressalta, para aquelas pessoas que exageram no álcool no fim do percurso quando termina a parte religiosa e começa a profana, a importância de beber com moderação e evitar confusão. "É importante que aquelas pessoas que vão fazer uso de bebidas alcoólicas não excedam. Historicamente, a alcoolemia é sempre uma das principais causas de admissões nos módulos de saúde. Por isso a dica é beber com moderação", explicou.

 

Para atendimento aos fiéis, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um esquema especial. Soteropolitanos e turistas vão contar com um módulo assistencial montado ao lado da Colina Sagrada que vai funcionar das 10 às 22 horas.  O espaço contará com cinco leitos e uma equipe de atendimento composta por dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem.

Ficará à disposição da população ambulâncias do SAMU 192 para as ocorrências que necessitarem de transferências. Para os casos de maior complexidade, as Unidades de Pronto Atendimento Barris e Brotas também vão ficar na retaguarda para eventual necessidade.

 

 

Outras notícias

NOTÍCIAS

Câmara aprova projeto que amplia em 4 vezes pena de prisão para quem maltrata animais

11 de Dezembro de 2018

POLÍTICA

Novo presidente do TCU agradece a Lula em posse com presença de Sérgio Moro

11 de Dezembro de 2018

POLÍTICA

Oposição formaliza apoio a Nelson Leal para a presidência da Assembleia

11 de Dezembro de 2018

NOTÍCIAS

Tragédia: Atirador mata 4 e comete suicídio em igreja de Campinas (SP)

11 de Dezembro de 2018

POLÍCIA

PF faz buscas em imóveis de Aécio Neves em operação que investiga 6 parlamentares

11 de Dezembro de 2018

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Turma do STF julga habeas corpus de Lula 04 de Dezembro de 2018

Lewandowski é favorável ao decreto do indulto de Natal 29 de Novembro de 2018

Xand Avião anuncia que não puxará trio elétrico em Salvador 09 de Dezembro de 2018

Anitta fortalece rumores de parceria ao posar em foto com Madonna 07 de Dezembro de 2018