Joceval participa da missa do padroeiro de Salvador no dia 10 de maio

 

No próximo dia 10, segunda-feira, será realizada a festa em homenagem ao padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier. A Santa Missa terá início às 11h, na Catedral Basílica de Salvador, e será presidida pelo Cardeal Dom Sério da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Por conta da pandemia do novo coronavírus, esse ano não haverá a tradicional procissão.

A missa também marca a renovação dos votos de compromisso dos vereadores com a cidade de Salvador. A celebração eucarística terá a presença do vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), responsável na Câmara de vereadores pela organização da festa.

Para ele, cerimônia deveria chamar mais a atenção da capital baiana. “A comemoração é importante não apenas por ser um culto religioso, mas também por ser uma festa que nasce com a reivindicação do povo de Salvador. É uma das primeiras manifestações da população local com a Câmara. E neste momento que estamos vivendo, eu peço a intercessão a São Francisco Xavier para que a pandemia cesse em todo o mundo”, disse.

História
A festa de São Francisco Xavier é celebrada no dia 3 de dezembro no calendário litúrgico católico. Mas, ainda no período colonial do Brasil, a cidade de Salvador foi assolada pela peste duas vezes. A primeira, em 1686 pela febre amarela e a segunda, pela cólera morbus, em 1855. Como São Francisco Xavier morrera de peste, os jesuítas sugeriram à população implorar a intercessão do santo.

O atendimento foi imediato. A peste cessou logo. Houve então um movimento popular que atingiu as autoridades locais (no tempo o chamado Senado da Câmara) e foi dirigido ao papa de então, um pedido para que fosse declarado São Francisco Xavier padroeiro de nossa cidade. Em bula solene, datada de 10 de maio, foi São Francisco Xavier proclamando padroeiro da capital da Bahia.

Outras notícias

NOTÍCIAS

Deputados baianos intensificam luta pela assistência às pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas

10 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Bases do SAMU são vistoriadas em mais uma edição do “Manda SMS pra mim”

10 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Prefeitura de Cardeal da Silva quita dívida antiga de policlínica ao Estado

09 de Junho de 2021

Débito ultrapassava R$ 80 mil e impedia recebimento de novos recursos estaduais

NOTÍCIAS

Curso inédito de Autocura e Libertação elaborado por Olyvia Libório já está disponível para o público

01 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Salvador ampliará acessibilidade das pessoas surdas aos serviços da Prefeitura

31 de Maio de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Em meio à pandemia, Ivete Sangalo planeja festão de Réveillon 10 de Maio de 2021

Latino presta depoimento após acusações de intolerância religiosa 07 de Maio de 2021