Torneio de futebol vai reunir homens que superaram a obesidade após cirurgia bariátrica

Um torneio de futebol inusitado vai reunir homens que sofriam de obesidade e, depois de terem se submetido à cirurgia bariátrica, recuperaram a saúde e a forma física e já conseguem jogar bola e praticar outras atividades físicas e esportes.

O 2° torneio de futebol promovido pelo NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade)  acontece próximo dia 26 de janeiro, na Associação Atlética da Bahia, na Rua César Zama, 316, Barra, a partir das 8 horas.

Os times serão formados por pacientes que emagreceram após cirurgia bariátrica e que possuem liberação médica para realizar atividades físicas, além de cirurgiões e colaboradores do NTCO. 

O evento conta com o apoio da Associação Atlética da Bahia, Água Mineral Maiorca e da Fundação José Silveira. As regras dos jogos são as mesmas da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol Society) com algumas adaptações. As equipes serão sorteadas em duas chaves e farão o confronto em turno único. As equipes vencedoras da primeira rodada disputam o título de campeã do Torneio. As vagas para participar são limitadas e as inscrições já podem ser realizadas no site www.ntco.com.br até o dia 25 de janeiro, mediante doação de 3 kg de alimentos não-perecíveis entregues no dia do evento, que depois serão encaminhados à instituições assistenciais de Salvador.

O torneio integra uma série de ações do Movimento contra a Obesidade, idealizado e promovido há 15 anos pelo NTCO com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação equilibrada, para prevenir a obesidade e o sobrepeso. “A proposta de ações como essa é promover a saúde, a qualidade de vida e o bem estar através do estimulo a prática de atividades físicas e desportivas”, afirma o cirurgião bariátrico e diretor do NTCO, Erivaldo Alves. O médico destaca que o grande desafio do paciente após a cirurgia bariátrica e o emagrecimento é se manter no peso adequado.

Para o educador físico Eric Simas, que integra a equipe do NTCO, a prática de esportes é uma das principais aliadas na prevenção da obesidade e das inúmeras doenças associadas ao excesso de peso. “Escolher uma modalidade esportiva, como o futebol, por exemplo, é uma ótima alternativa para aqueles que não gostam de exercícios físicos como musculação ou rotinas de academia”, ressalta. 

 

Outras notícias

SAÚDE

Vacinação contra Covid-19 segue neste sábado (23) em Salvador

22 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS

Governo Bolsonaro deve ampliar aplicação de recursos para desenvolvimento de áreas prioritárias na Bahia

22 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS

Sessão Especial comemora o centenário da Legião de Maria

20 de Outubro de 2021

SAÚDE

Dia de Finados: CCZ inicia inspeção de cemitérios de Salvador

20 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS

Leilão 5G: deputado federal quer Congresso com assento fixo no Grupo de Acompanhamento do Custeio à Projetos de Conectiv

20 de Outubro de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Leifert abre primeiro domingo sem 'Domingão' sem homenagens, mas cita 'respeito' 20 de Junho de 2021

Em meio à pandemia, Ivete Sangalo planeja festão de Réveillon 10 de Maio de 2021