UPA Paripe recebe selo de qualidade que reconhece alto padrão de atendimento


FOTO:SECOM/PMS


A qualidade da assistência prestada pela Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas Paripe agora pode ser comprovada por indicadores baseados em altos padrões de acolhimento. Isso porque a unidade de urgência e emergência foi contemplada com o Certificado de Qualidade do Instituto de Gestão e Humanização (CQIGH).

Para receber a certificação, o equipamento passou por rigorosa auditoria, levando em consideração pontos como estrutura física, quadro funcional, práticas de segurança, capacidade de controle (informações passadas para os pacientes e acompanhantes) e qualidade no atendimento.

Para a manutenção desse selo, visitas periódicas são realizadas in loco, por um seleto grupo de avaliadores treinados com o propósito educativo de demonstrar pontos fortes e de melhoria da unidade. O método aplicado avalia o serviço de modo sistêmico, considerando a interligação de estruturas e processos, em que o funcionamento de um departamento pode interferir nos resultados do conjunto.


“Mensalmente são realizadas reuniões com os avaliadores para feedback, abordagem dos requisitos, temas, sugestões benchmarking de profissionais de diferente formação técnica. As unidades e colaboradores avaliados também recebem um questionário para avaliação e descrição de observações referente ao programa. Tudo isso para que o usuário SUS possa ter acesso a um acolhimento de excelência, baseados nos mais altos padrões internacionais de assistência”, explicou a gestora de Qualidade IGH, Renata Damasceno.

CQIGH
Com o desafio de ampliação de programas capazes de comprovar um padrão de excelência assistencial e administrativa, a partir da melhoria contínua da estrutura dos processos e resultados, o IGH lançou em 2020, o seu selo próprio de Qualidade e Gestão.

O objetivo da certificação é buscar padrões que assegurem serviços de saúde humanizados seguros e de excelência por meio da aplicação de requisitos normativos e internos, boas práticas e legislações aplicáveis. Além disso, a certificação estimula as unidades a implementarem modelos de gestão e governança, além de investirem em processos de melhoria contínua para alcançarem os padrões de excelência.

Além da UPA Paripe que já foi contemplada com o CQIGH, outras cinco unidades do país passam pelo processo de validação proposta pelo programa.

 

Outras notícias

MUNDO

Miami dará vacina da Covid em aeroporto, e Nova York planeja oferecê-la em pontos turísticos

07 de Maio de 2021

POLÍTICA

Cris Correia propõe mudança em lei em prol de mulheres, crianças e idosos

07 de Maio de 2021

Vereadora quer ampliar notificação para fortalecer a proteção

CIDADE

Habilitados para tomar 2ª dose da vacina Oxford no domingo poderão se imunizar um dia antes

07 de Maio de 2021

FAMOSOS

Latino presta depoimento após acusações de intolerância religiosa

07 de Maio de 2021

POLÍCIA

Polícia apreende 100 kg de cocaína em Salvador

07 de Maio de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Latino presta depoimento após acusações de intolerância religiosa 07 de Maio de 2021

Fausto Silva acerta com a Band e assina contrato na semana que vem, diz colunista 30 de Abril de 2021