Mais de um milhão de eleitores estão com o título cancelado na Bahia

Regularização pode ser feita pela internet e garante acesso ao voto nas próximas eleições

A Bahia possui 1.576.023 eleitores com títulos cancelados, segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta quinta-feira (16). A capital baiana contabiliza  258.265 de documentos cancelados.

Para os  eleitores com os documentos cancelados, o órgão orienta regularizar junto ao TRE-BA. No entanto, por conta da pandemia, o atendimentoe stá sendo  realizado, preferencialmente de forma online. 

Quem estiver nessa condição, podem acessar o Título Net. Será gerado uma Guia de Recolhimento (GRU) no site do TRE-BA ou do TSE e pagar o valor devido ao Bancoco do Brasil, ou através do PagTesouro, por meio da internet, sem precisar se dirigir a agencia bancária.

O eleitor que não tiver acesso a internet, poderar optar pelo serviço presencial, que é realizado apenas com agendamento prévio. O atendimento presencial poderá ser agendado das seguintes formas: No site do TRE -BA; através do número (71) 3373 - 7000 ou pela atendente virtual Maia,  que faz parte do Núcleo de Atendimento Virtual  ao Eleitor (NAVE).

O eleitor deve preencher os dados no Título Net e encaminhar a documentação exigida, apos o pagamento da multa. A quitação do pagamento da multa é feita de maneira automática pelo banco de dados do Eleitoral baiano, mas é preciso ter atenção: somente a quitação do débito não configura a regularização do título. 

O título de eleitor é cancelado quando o cidadão para quem o voto é obrigatório, com idade entre 18 e 70 anos, deixa de votar por três eleições consecutivas e não justifica as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição. O título também é cancelado quando o eleitor não comparece à revisão do eleitorado, promovida pela Justiça Eleitoral, em seu município.

Outras notícias

SAÚDE

Vacinação contra Covid-19 segue neste sábado (23) em Salvador

22 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS

Governo Bolsonaro deve ampliar aplicação de recursos para desenvolvimento de áreas prioritárias na Bahia

22 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS

Sessão Especial comemora o centenário da Legião de Maria

20 de Outubro de 2021

SAÚDE

Dia de Finados: CCZ inicia inspeção de cemitérios de Salvador

20 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS

Leilão 5G: deputado federal quer Congresso com assento fixo no Grupo de Acompanhamento do Custeio à Projetos de Conectiv

20 de Outubro de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Leifert abre primeiro domingo sem 'Domingão' sem homenagens, mas cita 'respeito' 20 de Junho de 2021

Em meio à pandemia, Ivete Sangalo planeja festão de Réveillon 10 de Maio de 2021