Prefeitura intensifica ações sobre importância do aleitamento materno

FOTO: REPRODUÇÃO

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, apenas 41% das crianças menores de seis meses são amamentadas. A meta global a ser atingida até 2025 é de que pelo menos 50% dos bebês recebam o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Em alusão ao "Agosto Dourado", mês escolhido para representar o Aleitamento Materno, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover diversas atividades dentro e fora das unidades de saúde para abordagem do tema e sensibilização da população.

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) desse ano é “Aleitamento materno: a base da vida”. A ideia é resumir nesse tema a importância universal da recomendação do aleitamento materno desde o início da vida, da sua importância e equilíbrio na saúde, bem-estar e sobrevivência de mulheres e crianças em todo o mundo.

“O leite materno é o alimento mais completo que existe para o recém-nascido. Protege contra doenças respiratórias e imunológicas, além de prevenir alergias. O leite materno, ainda, é um forte aliado no combate à mortalidade infantil”, explica a técnica de Saúde da Criança, Adriana Ferreira.

A rede municipal da capital baiana capacita anualmente os enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre o manejo de lactação para ajudar as mamães. A conscientização do aleitamento materno e preparo das mamas se inicia no pré-natal. Após o nascimento do bebê, nas consulta de puerpério e puericultura, as mães recebem orientações sobre amamentação e tiram dúvidas com os profissionais nas unidades de saúde.

As mobilizações da SMAM e do Agosto Dourado serão organizadas pelo Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (COAMAS), pelas equipes dos Campos Temáticos de Saúde da Criança (CTSC) e de Alimentação e Nutrição (CTAN) intensificadas nas salas de espera dos postos de saúde com palestras e distribuição de material educativo. Ainda durante este mês, acontecerá uma caminhada, palestras em faculdade além de uma amamentação coletiva no Parque da Cidade.

Mês temático – O Agosto Dourado foi aprovado pela Câmara do Deputados por unanimidade no dia 08 de março de 2017, através da aprovação do Projeto de Lei 3452/15, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde instituíram a semana de 1 a 7 de agosto como a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) sendo este ano a 27ª comemoração.

Programação:

- Caminhada e café da manhã solidário – Comemoração da SMAM e abertura do Agosto Dourado
Data e Hora: 04 de agosto - 8h
Local: Jardim de Alah

- Seminário sobre aleitamento materno
Palestras: Melhor estratégia para segurança alimentar e nutricional - Prof. Sandra Chaves / Amamentação é a base da vida - Dra. Iandira da Luz Castro
Data e Hora: 16 de agosto - 14h às 17h
Local: Universidade Salvador (Campus Paralela)

- Mamando no Parque
Data e Hora: 26 de agosto – 8h às 16h
Local: Parque da Cidade

Outras notícias

NOTÍCIAS

Deputados baianos intensificam luta pela assistência às pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas

10 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Bases do SAMU são vistoriadas em mais uma edição do “Manda SMS pra mim”

10 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Prefeitura de Cardeal da Silva quita dívida antiga de policlínica ao Estado

09 de Junho de 2021

Débito ultrapassava R$ 80 mil e impedia recebimento de novos recursos estaduais

NOTÍCIAS

Curso inédito de Autocura e Libertação elaborado por Olyvia Libório já está disponível para o público

01 de Junho de 2021

NOTÍCIAS

Salvador ampliará acessibilidade das pessoas surdas aos serviços da Prefeitura

31 de Maio de 2021

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

STJ analisa liberdade de Temer na próxima terça-feira 09 de Maio de 2019

Em meio à pandemia, Ivete Sangalo planeja festão de Réveillon 10 de Maio de 2021

Latino presta depoimento após acusações de intolerância religiosa 07 de Maio de 2021